Dez jogadores que vão fazer 'suspirar' os clubes até ao Verão

Estamos em Janeiro, numa altura em que o futebol ganha mais emoção com o conhecido mercado de Inverno. Há muitas movimentações, os clubes apetrecham-se, mas estes negócios são geralmente conhecidos como de oportunidades. A altura em que o mercado é "mesmo a sério" é no Verão. E foi com esse sentido que o DN procurou já perspectivar como vai sempre em Julho e Agosto próximo. Ainda por cima com o Mundial da África do Sul à porta, marcado para Junho deste ano, poderão surgir muitas surpresas. Talvez cedo demais para projectar estes negócios. Mas resolvemos lançar o desafio a Kia Joorabchian, um dos empresários especialistas neste tema e que trabalha com Pini Zahavi, este, juntamente com o português Jorge Mendes, considerado o maior agente de futebol mundial: Neste momento, se tivesse de escolher dez jogadores que no início da próxima temporada poderá estar em autênticos leilões pelos melhores clubes mundiais quem escolheria?
De acordo com o iraniano "haverá duas ou três dezenas de jogadores apetecíveis e que se houvesse abertura por parte dos clubes, certamente o mercado agitar-se--ia ainda mais". Olhar neste momento para o mercado e pensar em negócios para final da temporada é ainda "algo complicado", ainda assim, há aqueles que Kia considerado "quase impossíveis de não acontecer".
Nesta lista de dez futebolistas que Kia escolheu houve três importantes factores: a margem de progressão de alguns dos atletas, o preço do passe e a possível saturação dos mesmos nos actuais clubes. Três dos escolhidos são do campeonato espanhol e todos eles bastante conhecidos dos amantes do desporto rei
"Dificilmente o Valência conseguirá segurar mais um ano David Villa e David Silva. O clube não está na primeira linha no campeonato, tal como na Europa e estes têm muitos clubes atentos. Estarão certamente no Mundial e após o mesmo deverão rumar a outros emblemas. O Aguero é outro caso de talento e mesmo que não expluda no Mundial, o Atlético terá dificuldades para o segurar, mas ganhará muitos milhões, talvez seja o negócio mais palpitante de 2010", disse o ex-dirigente do Corinthians do Brasil.
De Itália e de França, Kia optou por escolher apenas dois jogadores, o eslovaco Hamsik do Nápoles e o francês Sissoko do Toulouse. Diz ele que tanto poderão ser negócios de "poucos como de muitos milhões".
"Dependerá de quando os negócios serão, ou não, feitos, se antes ou depois do Mundial de 2010 e das suas performances. São dois jogadores fantásticos, jovens e que dentro de anos serão dos melhores médios mundiais", referiu o iraniano.
Na Alemanha Kia Joorabchian identificou Franck Ribery. Pelo valor óbvio do internacional francês, mas também pelo tal factor de "saturação por parte do jogador".
"Há muito que se sabe da sua insatisfação no Bayern. Tem mercado em todas as grandes ligas e será, certamente, um dos maiores negócios da próxima temporada. Acordo com o Real? Com o Mundial perto seria um mau negócio o Bayern ter já um acordo por um jogador de talento indiscutível e que poderá brilhar nessa prova", afirmou ao DN Kia.
O empresário iraniano de 38 anos reside actualmente em Inglaterra e tem, obviamente, uma opinião bem formada sobre o actual mercado da Premiership. Salienta que é "uma liga diferente das outras, onde o mercado é mais para consumo interno que para o resto da Europa". Ainda assim, diz que "identificaria mais que dois jogadores para a lista de dez". Contudo, escolheu apenas o sérvio Nemaja Vidic, do Manchester United, e o brasileiro Robinho, do rival Manchester City.
"Não tenho a certeza de que vão sair, os clubes ingleses têm dinheiro, não precisam urgentemente de vender para se rentabilizarem. Mas é público que Vidic já manifestou vontade de experimentar outra Liga e Robinho está insatisfeito. Direi, no entanto, que não serão negócios de muitos milhões. Ou melhor, muitos milhões, mas não para bater recordes", salientou.
Na Holanda escolheu também um jogador, o uruguaio Luiz Suarez. O seu país marcará também presença no Mundial da África do Sul, mas Kia entende que mesmo sem essa montra Suarez não permaneceria no Ajax após o final desta temporada.
"É jovem [22 anos] e com margem de progressão imensa. O Manchester United está interessado e disposto a pagar muito por ele. No final do ano o Ajax poderá vender por um valor considerável e há interessados suficientes para pagarem a verba justa pelo valor do futebolista uruguaio", disse.
Por último um jogador da Liga portuguesa. Diz Kia que "não foi pelo facto de falar à imprensa portuguesa" que escolheu Di María. Volta a referir que "haveria, provavelmente, melhores jogadores para completar esta lista", mas que esta é feita "atendendo ao mercado, os clubes que não vão vender e aqueles que precisam de vender".
"Tem-se destacado no Benfica, é falado para muitos clubes da Europa, é titular na selecção argentina, é jovem e certamente o seu ciclo em Portugal está a terminar", concluiu, antes de referir que "os 30 milhões da sua cláusula de rescisão não são assustadores".
Para todos os intervenientes neste mercado, Kia salienta que o Mundial de 2010 poderá "jogar a favor dos clubes, no que a uma receita diz respeito".
Registe-se que desta lista de dez atletas apenas Sissoko, do Toulouse, não tem lugar praticamente garantido na competição que decorrerá na África do Sul, pois só foi chamado em duas ocasiões para os compromissos da formação gaulesa, sob o comando de Domenech.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG