Campeão das subidas procura o sexto 'título'

O treinador com mais promoções do futebol português vai tentar com o Trofense marcar mais um ponto no currículo. O próximo objectivo de Vítor Oliveira é levar a equipa da Trofa de volta à Liga principal

Conhecido no futebol português pelo especialista das subidas, Vítor Oliveira trocou o cargo de director-geral da SAD do Leixões pelo regresso aos relvados. O treinador aceitou abraçar o projecto do Trofense, cujo grande objectivo desportivo é voltar ao principal campeonato, do qual se despediu esta época. Aos 55 anos, Vítor Oliveira, que passou por alguns clubes com larga história no futebol nacional, como a Académica, Belenenses, Portimonense, V. Guimarães, pretende marcar mais um ponto no seu currículo. Se conseguir a promoção da equipa da Trofa, somará a sexta subida, a última aconteceu em 2006/07 ao serviço do Leixões.

O cargo de director desportivo dos leixonenses, com quem tinha contrato por três anos, foi a sua primeira experiência no dirigismo, e são muitos o que lhe atribuem o maior mérito pela boa época da equipa. Mesmo assim, o trabalho na secretaria não o encheu. As saudades do relva, do treino diário, do contacto com os jogadores "obrigou-o" a aceitar o convite do Trofense, que lhe ofereceu um contrato por uma temporada. "Um projecto de subida é sempre aliciante para qualquer treinador", disse Vítor Oliveira ao DN, que iniciou a sua carreira em 1985 no Portimonense, e obteve cinco subidas de divisão. Situação que considera ser "tão ou mais importante como a de ser campeão".

A subida que mais o marcou foi em Paços de Ferreira, como o próprio admite. "Já estive envolvido em muitos projectos, todos eles aliciantes. Mas a subida do Paços da II Divisão B à I Liga e a respectiva manutenção em três anos consecutivos foi provavelmente o meu melhor projecto".

Porém, o seu currículo também apresenta momentos de alguma tristeza, como aconteceu em 2004/05 quando treinava o Moreirense e em 2007/08 ao serviço da U. Leiria. Foi depois desta experiência negativa que optou pela faceta de director desportivo, mas sempre com o aviso de que voltaria aos relvados. Promessa cumprida. E na próxima temporada, Vítor Oliveira vai tentar chegar a mais um título.

Exclusivos