Benfica com jogo de risco no Restelo, FC Porto com total favoritismo
Benfica vai defrontar o Belenenses, num jogo marcado por diversas incógnitas. FC Porto recebe a Académica, que nos últimos 43 anos só pontuou duas vezes na Invicta. Confira o programa da 29.ª jornada.
O líder Benfica procura no sábado, na visita ao Belenenses, segurar o comando isolado na I Liga, à frente do FC Porto, na ronda que antecede o grande "clássico", que poderá ser a chave do título.
A pouco mais de uma semana de jogo fundamental para 'águias' e 'dragões', os dois emblemas ainda precisam de cumprir etapas: o Benfica com jogo de risco no Restelo, o FC Porto entre o sonho da Champions e a receção à Académica.
Ambos jogam no sábado à mesma hora, na 29.ª jornada, com o Benfica a ter que gerir eventuais ansiedades no dérbi lisboeta, e o FC Porto a virar o foco para a Liga, depois de grande exibição na Liga dos Campeões, batendo o Bayern Munique (3-1), no Estádio do Dragão, na primeira mão dos quartos-de-final.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Nos 'encarnados', Jorge Jesus não contará com Maxi Pereira, a cumprir castigo, e tem em risco para o clássico Samaris, Salvio e Jonas, embora o avançado brasileiro, tal como Gaitán, tenha estado limitado fisicamente durante a semana.
Do lado do Belenenses, Jorge Simão não contará com o médio titular Ricardo Dias, castigado, e Miguel Rosa, lesionado, restando saber se o avançado Rui Fonte, emprestado pelo Benfica, será opção, bem como os possíveis reforços Pelé e Dálcio.
O FC Porto, nas 'nuvens' depois de bater o Bayern Munique e alimentar o sonho das meias-finais [a segunda mão será na terça-feira em Munique], terá que regressar à 'realidade' frente a uma Académica que na última ronda saiu goleada da Luz (5-1).
A 29.ª ronda servirá para saber se os grandes candidatos mantêm a diferença de três pontos antes de se encontrarem, numa jornada que oferecerá dois dérbis, a abrir e a fechar, um Vitória de Guimarães-Sporting Braga e um Marítimo-Nacional.
Nestes jogos, a maior pressão é a do Vitória (43 pontos), ameaçado no quinto lugar pelo Belenenses (42), enquanto os bracarenses ocupam confortavelmente o quarto lugar (53 pontos), a sete pontos do terceiro, o Sporting.
No dérbi madeirense, na segunda-feira, Marítimo e Nacional jogam mais pela rivalidade, num momento em que os primeiros são 10.ºs e os segundos são 9.ºs, separados apenas por um ponto na classificação.
O Sporting, que parece ter o terceiro lugar (de acesso ao 'play-off' da Champions) praticamente seguro, recebe no domingo às 18:00 o Boavista (13.º), num jogo em que tem o favoritismo todo do seu lado.
No domingo, o Penafiel (18.º e último, com 18 pontos), que recebe o Arouca (16.º, com 23), e o Gil Vicente (17.º, com 19), que joga em Barcelos com o Rio Ave (8.º), precisam mais do que nunca de pontos para fugirem à descida.
As duas equipas têm melhores oportunidades de pontuar agora, tendo em conta que nas últimas rondas tanto Penafiel como Gil Vicente ainda vão defrontar quer Benfica, como FC Porto, em luta pelo título.
Também no domingo o Paços de Ferreira, com ténue esperança europeia, recebe o Moreirense (16:00), e o Vitória de Setúbal (15.º) sem ainda estar pontualmente a salvo da zona de descida, o Estoril-Praia (17:00).
I Liga, 29.ª jornada:
- sexta-feira, 17 abr:
Vitória de Guimarães -- Sporting de Braga, 20:30 (SportTV).
- sábado, 18 abr:
FC Porto -- Académica, 18:00 (SportTV).
Belenenses -- Benfica, 18:00 (SportTV).
- domingo, 19 abr:
Penafiel -- Arouca, 16:00.
Paços de Ferreira -- Moreirense, 16:00.
Gil Vicente -- Rio Ave, 16:00.
Vitória de Setúbal -- Estoril-Praia, 17:00.
Sporting -- Boavista, 18:00 (SportTV).
- segunda-feira, 20 abr:
Marítimo -- Nacional, 20:00 (SportTV).