Rui Águas será apresentado quinta-feira

O português Rui Águas será apresentado na quinta-feira, na Cidade da Praia, como novo selecionador de futebol de Cabo Verde e terá como primeira missão preparar a equipa para os três jogos de apuramento para a CAN2015.

Rui Águas, de 54 anos, chegou na noite de terça-feira a Cabo Verde e, em declarações aos jornalistas, apontou como primeiro grande objetivo a qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015, que se vai realizar em Marrocos. O primeiro jogo do português será a 06 de setembro, no Níger.

O antigo avançado do Benfica e da seleção portuguesa disse que tem "algum conhecimento" da equipa do Níger, considerando que é "poderosa fisicamente".

Rui Águas, que substitui Lúcio Antunes, não promete grandes alterações na convocatória dos "Tubarões Azuis", nome por que se tornou conhecida a seleção cabo-verdiana de futebol, dizendo que em "equipa que ganha, não se mexe".

Quatro dias depois do Níger, Cabo Verde defronta a Zâmbia, na Cidade da Praia. Em outubro, os "Tubarões Azuis" realizam dois jogos com Moçambique, o primeiro em Maputo e o segundo na Cidade da Praia.

Em novembro, recebe o Níger e viaja até à Zâmbia para fechar a fase de apuramento para a maior competição de África a nível de seleções.

Rui Águas foi treinador principal do Vitória de Setúbal e do Estoril-Praia e adjunto, entre outros, de Jesualdo Ferreira no Sporting de Braga, além de ter integrado a equipa técnica de Artur Jorge na seleção portuguesa de futebol.

Para a sua escolha como selecionador, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, disse que a entidade levou em conta a experiência enquanto treinador, mas também a sensibilidade para trabalhar no país. Rui Águas é casado com uma cabo-verdiana, o que lhe tem permitido seguir o futebol e visitar Cabo Verde com frequência.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG