Portugueses nomeados para equipa ideal
Bruno Alves e Cristiano Ronaldo estão no grupo de 60 jogadores do qual sairá a formação europeia do ano. Votação decorre até 8 de Janeiro
O defesa Bruno Alves e o avançado Cristiano Ronaldo estão entre os 60 futebolistas nomeados para a equipa do ano de 2009 da UEFA (União Europeia de Futebol), cuja votação se iniciou ontem no site do organismo.
Cristiano Ronaldo, que se transferiu esta época do Manchester United para o Real Madrid, pode ser eleito pela quarta vez para o "onze" ideal da UEFA, depois de já ter estado nas equipas de 2004, 2007 e 2008.
O camisola nove do Real Madrid concorre com os sérvios Dejan Stankovic (Inter de Milão) e Milos Krasic (CSKA Moscovo), o espanhol Jesus Navas (Sevilha) e o eslovaco Marek Hamsik (Nápoles).
Bruno Alves pode ser eleito pela primeira vez para a equipa da UEFA, mas o defesa do FC Porto tem a concorrência de nove jogadores para as duas posições de central, entre os quais os ingleses John Terry (Chelsea) e Rio Ferdinand (Manchester United) ou os espanhóis Carles Puyol e Gerard Pique, ambos do FC Barcelona.
Além dos dois centrais, os catalães, campeões europeus em 2009, têm mais nove jogadores nomeados, enquanto Josep Guardiola está entre os nomeados para melhor treinador.
O futebolista que for eleito como capitão da equipa do ano da UEFA receberá um cheque de cem mil euros, que será doado ao Comité Internacional da Cruz Vermelha. O primeiro jogador a doar o cheque foi Cristiano Ronaldo, em 2007.
Além de Cristiano Ronaldo (2004, 2007 e 2008), mais cinco portugueses já integraram equipas do ano, entre os quais o treinador José Mourinho (2003, 2004 e 2005), por três vezes. Os defesas Ricardo Carvalho (2004) e Paulo Ferreira (2003) e os médios Luís Figo (2003) e Maniche (2004) também já foram eleitos.
A eleição da equipa ideal decorre entre ontem e o dia 8 de Janeiro de 2010, sendo revelada a escolha dos utilizadores do site da UEFA a 20 de Janeiro.