Nove seleções europeias apuradas, sobram os "play-offs"

Espanha, Inglaterra, Rússia e Bósnia juntaram-se a Holanda, Itália, Bélgica, Suíça e Alemanha na lista de seleções europeias apuradas para o Mundial 2014. Dinamarca e Turquia não vão ao Brasil.

Espanha, Inglaterra e Rússia demonstraram nesta terça-feira o seu favoritismo e apuraram-se, como esperado, para o Mundial 2014 e terão no Brasil a companhia da estreante Bósnia-Herzegovina, que, finalmente, se qualificou para a fase final de uma grande competição.

Estas quatro juntaram-se a Holanda, Itália, Bélgica, Suíça e Alemanha, que já tinham garantido o apuramento anteriormente, ficando por conhecer os apurados dos "play-offs" a duas mãos, marcados para 15 e 19 de novembro, dos quais sairão os quatro últimos qualificados da Europa.

Na última e decisiva jornada da qualificação europeia, Portugal, França, Grécia, Roménia, Islândia e Ucrânia seguiram para os "play-offs", que juntam os oito melhores segundos classificados dos nove grupos e em que já estavam a Croácia e Suécia.

Em Albacete, a seleção espanhola, atual campeã mundial e bicampeã europeia, precisou da última jornada do Grupo I para garantir o primeiro lugar e a qualificação direta para o próximo Campeonato do Mundo, tendo batido a Geórgia por 2-0.

Álvaro Negredo, aos 26 minutos, e Mata, aos 61, marcaram os golos que confirmaram a presença da equipa de Vicente del Bosque no próximo ano no Brasil, naquela que será a 14.ª presença em fases finais, a décima consecutiva.

Apesar do triunfo caseiro sobre a Finlândia, por 3-0, a França, campeã em 1998, terminou esta fase na segunda posição do Grupo I e está agora obrigada a disputar o "play-off" sem o estatuto de cabeça de série, pelo que se pode cruzar com Portugal.

Em Londres, a Inglaterra bateu a Polónia, por 2-0, e também "carimbou o passaporte" para o Brasil, com golos de Wayne Rooney, aos 41 minutos, e Steven Gerrard, aos 88, impendido a Ucrânia de chegar ao primeiro lugar do Grupo H, com uma goleada (8-0) em San Marino.

Menos fácil foi a tarefa da Rússia, que empatou (1-1) no terreno do Azerbaijão, um resultado que mesmo assim garante o apuramento direto no Grupo F à frente de Portugal, que bateu o Luxemburgo, por 3-0, num jogo "amargo" para a seleção nacional.

Nos "play-offs", Portugal será cabeça de série, juntamente com a Grécia, do técnico luso Fernando Santos, que foi segundo classificado no Grupo G, atrás da Bósnia, que fez história ao alcançar a sua primeira presença numa fase final de uma grande competição.

Depois de ter ficado a um passo do Mundial 2010 e do Euro 2012, perdendo em ambas as ocasiões com Portugal no "play-off", a Bósnia pode festejar um lugar no próximo ano no Brasil, graças a um muito valioso triunfo na Lituânia, por 1-0, com um golo de Ibisevic.

Na luta pelos "play-offs" e pela esperança de poder alcançar um lugar no Mundial2014, a Islândia alcançou o segundo lugar no Grupo E com um empate na Noruega (1-1), tendo ficado para trás a Eslovénia, que foi derrotada na Suíça, por 1-0.

No Grupo D, a Roménia superou Hungria e Turquia e também segue para as eliminatórias suplementares, depois de um triunfo caseiro sobre a Estónia, por 2-0.

A seleção turca entrou para a última ronda como favorita na corrida ao segundo lugar do grupo, mas um desaire em Istambul perante a já qualificada Holanda, por 2-0, num jogo arbitrado pelo português Olegário Benquerença, acabou por beneficiar os romenos.

Apesar do segundo lugar no Grupo B e de uma goleada imposta hoje a Malta, por 6-0, a Dinamarca acabou por ficar de fora dos "play-offs", por ter o pior registo dos segundos classificados.

Dos jogos desta terça-feira, destaque ainda para o triunfo da Alemanha no campo da Suécia, por 5-3, e para o surpreendente empate caseiro da Itália na receção à Arménia (2-2).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG