Milhares de bósnios festejam feito histórico
Depois de ter perdido com Portugal nos "play-offs" de acesso ao Mundial 2010 e ao Euro 2012, a Bósnia conseguiu, finalmente, qualificar-se para uma grande competição de futebol.
Milhares de bósnios celebraram nesta terça-feira entusiasticamente, em Sarajevo, a sua primeira qualificação para a fase final de uma grande competição internacional de futebol, neste caso o Mundial 2014.
"Estou felicíssimo. Nunca me senti tão bem desde a nossa independência", exclamou um jovem adepto, Merim Serdarevic, citado pelo AFP.
A Bósnia apurou-se diretamente para o Mundial 2014, graças ao primeiro lugar no Grupo G da zona europeia, facto único na sua histórica, que mereceu grandes celebrações em Sarajevo, onde milhares se reuniram, agitando bandeiras e gritando "Bósnia, Bósnia".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Vamos ao Brasil. Não tenho palavras para descrever a minha alegria", garantiu Jasmin Neimarlija.
A jovem nação, independente desde 1992 e marcada pela guerra, fez jus ao ditado "à terceira foi de vez", qualificando-se para a mais importante prova por seleções do futebol.
Eliminados por Portugal nos "play-offs" de apuramento para o Mundial 2010 e o Euro 2012, os bósnios garantiram, desta vez, um lugar no Mundial2014 antes da seleção que os impediu de qualificar-se nas duas ocasiões anteriores.