UEFA confirma Euro 2020 em vários países

Organismo que tutela o futebol europeu confirma que o Euro 2012 será disputado em várias cidades europeias. Fernando Gomes admite candidatura de Portugal.

A UEFA confirmou esta quinta-feira que o Euro 2020 será disputado em cidades de vários países, ideia que tinha sido lançada pelo presidente do organismo que tutela o futebol europeu, Michael Platini.

"O Euro 2012 será disputado em vários pontos do continente, várias cidades, e a decisão foi tomada hoje. Um Euro para a Europa, seguindo a ideia do presidente da UEFA, Michael Platini", confirmou Gianni Infantino, secretário geral da UEFA.

O comité executivo da UEFA tomou a decisão após reunião em Lausanne, na Suíça, onde foi discutido que a final do Euro 2020 poderá ser disputada em Londres, no Estádio de Wembley, Inglaterra. No Reino Unido, inclusive, Escócia, País de Gales e República da Irlanda já manifestaram vontade em receberem o Europeu.

"A resposta foi extremamente positiva por parte de todas as associações nacionais", acrescentou Gianni Infantino, confirmando que a escolha das cidades começará em março e que as decisões estarão tomadas até à primavera de 2014.

Portugal também surge como possível candidato a receber o Euro 2020, hipótese admitida por Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol. "Obviamente que consideramos essa hipótese, não só porque seria mais uma forma de aproveitar as infraestruturas que foram criadas para o Euro 2004, mas também porque é amplamente reconhecida a nossa capacidade organizadora em termos de recursos humanos qualificados", disse Fernando Gomes, à agência Lusa, horas antes de a UEFA confirmar a decisão.

Ler mais