Slimani e Brahimi convocados pela Argélia para a CAN 2015

A Argélia está integrada no Grupo C da fase final da Taça das Nações Africanas 2015, juntamente com a África do Sul, o Gana e o Senegal.

O avançado do Sporting Islam Slimani e o médio do FC Porto Brahimi são os dois únicos futebolistas argelinos a jogar em Portugal que integram a lista de 23 convocados para a Taça das Nações Africanas (CAN) 2015.

A lista de 23 convocados (e sete reservas) do selecionador Christian Gourcuff foi divulgada nesta segunda-feira no site da Federação Argelina de Futebol (FAF).

A grande maioria dos convocados argelinos joga nos principais campeonatos da Europa: Itália (4), Espanha e Inglaterra (3), bem como França e Portugal (2). Apenas dois dos convocados - os guarda-redes Doukha e Zemmamouche - jogam nos campeonatos da Argélia.

Gourcuff também escolheu dois jogadores conhecidos dos portugueses: o defesa Halliche, atualmente no Qatar, mas com passagens pelo Nacional e Académica, e o ponta-de-lança Soudani, que jogou duas temporadas no Vitória de Guimarães antes de se transferir para o Dínamo de Zagreb.

A seleção de futebol da Argélia vai defrontar a da Tunísia, a 11 de janeiro de 2015, num encontro de preparação para a CAN, que vai ser disputada na Guiné-Equatorial.

Na CAN, que vai decorrer entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro de 2015, a Argélia está integrada no Grupo C, juntamente com a África do Sul, o Gana e o Senegal.

Lista dos 23 convocados:

Guarda-redes: Azzedine Doukha (JS Kabylie, Alg), Raïs M'Bolhi (Philadelphia Union, EUA) e Mohamed Zemmamouche (USM Alger, Alg).

Defesas: Essaïd Belkalem (Trabzonspor, Tur), Madjid Bougherra (Fujaira, EAU), Rafik Halliche (SC Qatar, Qat), Carl Medjani (Trabzonspor, Tur), Djamel Mesbah (Sampdoria, Ita) e Medhi Zeffane (Lyon, Fra).

Médios: Mehdi Abeid (Newcastle, Ing), Nabil Bentaleb (Tottenham Hostpur, Ing), Brahimi (FC Porto, Por), Faouzi (Nápoles, Ita), Foued Kadir (Bétis, Esp), Mehdi Lacen (Getafe, Esp), Ismaïl Aissati (Reims, Fra) e Saphir Taider (Sassuolo, Ita).

Avançados: Islam Slimani (Sporting, Por), Ishak Belfodil (Parma, Ita), Abdelmoumene Djabou (Club Africain, Tun), Feghouli (Valência, Esp), Riyad Mahrez (Leicester, Ing) e Soudani (Dinamo Zagreb, Cro).

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.