Papa Francisco recebe Maradona no Vaticano

Realiza-se nesta segunda-feira o jogo de futebol "inter-religioso pela paz", no Estádio Olímpico de Roma, uma iniciativa do Papa Francisco e do ex-jogador argentino Javier Zanetti.

A receita total dos bilhetes será doada a duas instituições de beneficência - a Scholas Ocurrentes (promovida pelo Papa Francisco) e a Fundação PUPI Onlus (de Zanetti).

Na tarde desta segunda-feira, o Papa Francisco recebeu em audiência alguns dos jogadores que estarão presentes no jogo, como Buffon, Zidane, Baggio, Pirlo, Zanetti e também Maradona.

O Papa espera que este jogo possa levar as pessoas a "refletir sobre os valores universais que o futebol e o desporto em geral podem favorecer: a lealdade, a partilha, o acolhimento, o diálogo, a confiança no outro. Trata-se de valores que unem as pessoas, independentemente da raça, cultura e credo religioso."

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.