O fantasma de 50 já está no Brasil

Com o Uruguai a garantir um lugar no Campeonato do Mundo do próximo ano, a Puma, marca que patrocina a seleção celeste, dedicou um vídeo à equipa, recordando a vitória no Mundial de 1950 frente ao Brasil, no Maracanã.

Intitulado "O fantasma de 50 já está no Brasil", o vídeo mostra um "fantasma" com o número 50 nas costas a assustar alguns brasileiros. A marca pretende incentivar a equipa do Uruguai neste regresso a terras onde conquistou o seu segundo título mundial.

Há 63 anos, o Brasil viveu uma das maiores desilusões da história do futebol ao perder a final do "seu" Mundial para o Uruguai (1-2), no Estádio do Maracanã.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.