Luis Enrique próximo do Barcelona

O jornal Sport divulgou fotos de um encontro entre o director-desportivo da equipa catalã, Andoni Zubizarreta, e o atual treinador do Celta de Vigo, no qual podem ter sido discutidos os termos do contrato.

Luis Enrique pode estar próximo de regressar ao Barcelona, clube onde passou oito anos enquanto jogador.

Segundo o jornal Sport, o técnico de 43 anos do Celta de Vigo esteve reunido esta manhã com Andoni Zubizarreta na cidade Condal para acertarem detalhes contratuais.

Numa altura em que, apesar de ainda estar na luta pelo título, a saída de 'Tata' Martino do Barcelona é um dado adquirido, o nome de antigo médio asturiano surge como a mais forte hipótese para o comando da equipa blaugrana.

A confirmar-se a contratação do treinador espanhol, esta seria o quarto emblema da sua carreira de treinador, que conta com passagens pelo Barcelona B, Roma e Celta de Vigo, clube ao qual está contratualmente ligado por mais uma época.

Exclusivos

Premium

história

A América foi fundada também por angolanos

Faz hoje, 25 de agosto, exatos 400 anos que desembarcaram na América os primeiros negros. Eram angolanos os primeiros 20 africanos a chegar à América - a Jamestown, colónia inglesa acabada se ser fundada no que viria a ser o estado da Virgínia. O jornal The New York Times tem vindo a publicar uma série de peças jornalísticas, inseridas no Project 1619, dedicadas ao legado da escravatura nos Estados Unidos. Os 20 angolanos de Jamestown vinham num navio negreiro espanhol, a caminho das minas de prata do México; o barco foi apresado por piratas ingleses e levados para a nova Jamestown. O destino dos angolanos acabou por ser igual ao de muitos colonos ingleses: primeiro obrigados a trabalhar como contratados e, ao fim de alguns anos, livres e, por vezes, donos de plantações. Passados sete anos, em 1626, chegaram os primeiros 11 negros a Nova Iorque (então, Nova Amesterdão) - também eram angolanos. O Jornal de Angola publicou ontem um longo dossiê sobre estes acontecimentos que, a partir de uma das maiores tragédias da História moderna, a escravatura, acabaram por juntar o destino de dois países, Angola e Estados Unidos, de dois continentes distantes.