25 maio 2013 às 18h55

Bayern Munique vence a Liga dos Campeões

Robben fez o golo da vitória do Bayern a um minuto dos 90', numa final em que os dois guarda-redes foram os melhores em campo, e marca duelo entre Pep Guardiola e... José Mourinho.

João Ruela

Onze contra onze (porque o árbitro Nicola Rizzoli assim o quis) e no final ganhou o Bayern Munique. Os bávaros venceram a Liga dos Campeões 12 anos depois e somaram o seu quinto "cetro" europeu, ao baterem os compatriotas do Borussia Dortmund, por 2-1, numa final que só foi decidida ao "cair do pano", já quando havia prolongamento à vista em Wembley. A equipa da Baviera junta, assim, a 'Champions' à Supertaça alemã e à Bundesliga, tendo ainda a final da Taça da Alemanha para disputar.

Na primeira final alemã da história da Liga dos Campeões, o espetáculo dificilmente poderia ter sido maior. Os 25 pontos que separaram as duas equipas germânicas na Bundesliga ficaram à porta de Wembley, tanto que o Borussia Dortmund, de regresso a uma final europeia 17 anos depois, superiorizou-se ao Bayern durante largos minutos. O desfecho do jogo, porém, foi sempre uma incógnita, pautada com excelentes exibições dos guarda-redes Neuer e Weidenfeller.

Os dois guardiões germânicos foram os grandes responsáveis pelo arrastar do nulo até aos 60 minutos e, por eles, o jogo bem poderia ter chegado até ao desempate pela marcação de penáltis. Mas depois de uma série de espantosas defesas de Neuer e Weidenfeller, o Bayern Munique acabou por encontrar o caminho para o golo: Ribéry lançou Robben e o holandês assistiu Mandzukic, que encostou para o fundo das redes e colocou o Bayern na rota da conquista do troféu perdido para o Chelsea em 2012.

O Borussia Dortmund, contudo, deu uma resposta à altura e conseguiu chegar ao empate aos 68 minutos, através de uma grande penalidade cometida por Dante (deveria ter recebido o segundo cartão amarelo e consequente expulsão, já depois de Ribéry não ter sido punido por agressão a Lewandowski). Gündogan, chamado à conversão, conseguiu bater Neuer e voltou a colocar a partida na rota do prolongamento. Mas Arjen Robben, tantas vezes criticado, mostrou que, no futebol, a linha que separa as bestas dos bestiais é ténue.

O holandês, no minuto 89, "furou" a barreira defensiva do Borussia Dortmund e desviou a bola para o fundo das redes, lentamente, fazendo o golo da vitória do Bayern, um ano depois de ter falhado um penálti no "jogo do título" da Bundesliga e outro na final da 'Champions'. O Bayern Munique arrecada 36,9 milhões de euros com a conquista do troféu e Jupp Heynckes conduz os bávaros ao Mundial de Clubes e à Supertaça Europeia, onde o Bayern, já com Guardiola, terá pela frente o Chelsea de... Mourinho, caso se confirme o regresso do técnico a Londres.

90+3' Final do jogo! O Bayern Munique vence a Liga dos Campeões 2012/13!

90+3' Substituição no Bayern Munique. Saiu Mandzukic e entrou Mario Gomez.

90+2' Remate de Kuba, para defesa de Neuer.

90+2' Substituição no Borussia Dortmund. Saiu Blaszczykowski e entrou Schieber.

90+2' Substituição no Borussia Dortmund. Saiu Bender e entrou Sahin.

90+1' Substituição no Bayern Munique. Saiu Ribéry e entrou Luiz Gustavo.

90' Três minutos de compensação...

89' GOLO DO BAYERN MUNIQUE! ARJEN ROBBEN FAZ O 1-2! O Bayern Munique está mais perto que nunca de vencer a Liga dos Campeões, depois de Robben ter "furado" a defesa do Dortmund e desviado a bola do alcance de Weindenfeller.

87' Outra vez Weindenfeller! Remate fortíssimo de Schweinsteiger, à entrada da grande área, mas o guarda-redes conseguiu desviar para canto.

83' Remate forte de Schweinsteiger, mas para a bancada.

82' Mandzukic não consegue o desvio de cabeça, ao segundo poste, após cruzamento de Lahm.

80' Jürgen Klopp e Jupp Heynckes ainda não fizeram nenhuma substituição, possivelmente já a pensar em guardá-las para o prolongamento.

77' Bayern Munique desperdiça! Num lance em que Müller está isolado e é agarrado (Hummels seria expulso...), a bola sobra para Mandzukic, que já com pouco ângulo atira à malha lateral.

76' Weindenfeller evita o golo! Excelente defesa do guarda-redes, após remate de Alaba.

74' Lewandowski coloca a bola no fundo das redes, com um remate de longa distância, mas foi assinalado braço na bola.

72' Subotic evita o golo! Müller passou por Weindenfeller e encostou para a baliza, mas Subotic, em cima da linha de baliza, conseguiu o corte, perante a proximidade de Robben.

72' Corte providencial de Ribéry, a evitar que Blaszczykowski finalizasse na grande área.

70' Remate forte de Hummels, mas a sair muito por cima do alvo.

68' GOLO DO BORUSSIA DORTMUND! GÜNDOGAN FAZ O 1-1! Bola para um lado, guarda-redes para o outro e empate na final.

66' Penálti para o Borussia Dortmund! E Dante é poupado ao segundo amarelo e consequente expulsão, depois de ter atingido Marco Reus na grande área.

64' Borussia Dortmund pressiona alto, na tentativa de chegar ao empate.

62' Tentativa de remate de Grosskreutz, sem perigo para Neuer.

60' GOLO DO BAYERN MUNIQUE! MANDZUKIC FAZ O 0-1! Ribéry desmarca Robben na grande área e lança o holandês para a linha de fundo; Robben tirou o cruzamento para a pequena área, perante a saída de Weindenfeller, e Mandzukic aproveitou para encostar para o fundo das redes.

59' Mandzukic desperdiça! Na sequência de um canto, o ponta-de-lança croata, na pequena área, não acertou bem na bola e permitiu a defesa de Weindenfeller.

58' Neuer e Weindenfeller ainda não foram postos "à prova" na segunda parte, depois de terem sido decisivos na primeira.

55' Ribéry perde o lance para Hummels na grande área. As coisas não estão a sair bem ao francês, tal como a Arjen Robben.

52' Bayern Munique, ainda assim, com mais posse de bola (57%), apesar de apostar em futebol mais direto do que o Dortmund.

49' Entrada mais forte do Borussia Dortmund na segunda parte, mantendo-se a tendência com que começou o jogo.

46' Início da segunda parte. Bola para o Borussia Dortmund.

45' Intervalo em Wembley.

42' Que perdida de Robben! É novamente Weindenfeller quem "salva" o Dortmund, ao dar, literalmente, a cara a Robben no um-para-um e a defender. O holandês já disputou quatro finais na carreira, mas perdeu todas. Hoje já falhou duas ocasiões flagrantes de golo...

39' Cruzamento perigoso de Müller, que sofre um pequeno desvio em Ribéry e sobra para defesa de Weindenfeller.

37' Müller falha por pouco na grande área, na sequência de um pontapé de canto.

36' Robben desperdiça uma boa ocasião. O holandês, no um-para-um com Hummels, não conseguiu aproveitar a saída de Weindenfeller para atirar à baliza.

35' Neuer evita o golo! Excelente desmarcação de Lewandowski, que aguentou a pressão de Dante e entrou na grande área, mas Neuer voltou a ganhar na "mancha" e defendeu com os pés.

34' Os bávaros somam 56% de posse de bola e três remates, contra seis do Dortmund.

32' Melhor o Bayern Munique nos últimos minutos, aproveitando algumas falhas do quarteto defensivo do Borussia Dortmund.

30' Weindenfeller evita o golo! Arjen Robben escapou à marcação e ficou completamente isolado, mas o guarda-redes do Dortmund fez a "mancha" na perfeição e evitou o golo.

30' Piszczek falha o desvio por muito pouco, já na grande área. Dortmund tenta responder à melhor fase do Bayern Munique.

29' Cartão amarelo para Dante, por travar um ataque de Marco Reus.

27' Cabeceamento perigoso de Javi Martínez, na sequência de um canto, com a bola a bater na malha superior da baliza.

26' Bola na barra da baliza do Dortmund! No primeiro lance de perigo do Bayern Munique, Mandzukic ganhou nas alturas e cabeceou para uma excelente defesa de Weindenfeller, que ainda viu a bola bater na trave.

25' No meio de uma disputa de bola, Frank Ribéry dá uma cotovelada a Lewandowski. Nicola Rizzoli opta por não mostrar um cartão que, a existir, seria vermelho.

23' Borussia Dortmund muito superior ao Bayern Munique até ao momento, a conseguir "penetrar" facilmente no corredor central e a provocar diagonais, apesar das presenças de Javi Martínez e Schweinsteiger no "miolo".

21' Remate de Bender, na grande área, para Neuer encaixar. Está a ser decisivo, o guarda-redes do Bayern Munique.

20' São já cinco as tentativas de chegar ao golo do Dortmund, contra zero do Bayern Munique.

18' Neuer volta a defender. Marco Reus aproveitou o espaço entre-linhas e rematou à entrada da grande área, mas o guarda-redes defendeu e cedeu o quinto canto ao Borussia Dortmund.

16' Javi Martínez entra na grande área do Dortmund e tenta a assistência para Madzukic, mas a bola saiu diretamente para as mãos de Weindenfeller.

15' Neuer outra vez! Blaszczykowsk apareceu em zona de finalização, na grande área, e desviou para a baliza, mas Neuer conseguiu opor-se ao remate e defendeu para canto, com a ponta do pé.

14' Grande defesa de Neuer! Lewandowski rematou em arco a 25 metros do alvo, mas o guarda-redes do Bayern Munique conseguiu desviar para canto.

12' Lewandowski ganha em velocidade a Boateng e entra na grande área, mas depois deixou escapar a bola pela linha de fundo.

10' Remate forte de Blaszczykowsk, mas a bola saiu por cima do alvo.

7' Dortmund usufrui de dois pontapés de canto, mas não consegue criar estragos na grande área do Bayern Munique.

5' Começa melhor o Dortmund, com pressão alta e a explorar toda a largura no meio-campo do Bayern Munique.

3' Tentativa de remate acrobático de Lewandowski, mas a bola sofreu um desvio e saiu para canto.

1' Nicola Rizzoli apita para o início da final! Bola para o Bayern Munique.

BORUSSIA DORTMUND: Weindenfeller; Piszczek, Subotic, Hummels, Schmelzer; Bender, Gündogan; Blaszczykowski, Marco Reus, Grosskreutz; Lewandowski. Suplentes: Langerak, Kirch, Felipe Santana, Kehl, Leitner, Nuri Sahin e Schieber.

BAYERN MUNIQUE: Neuer; Lahm, Boateng, Dante, Alaba; Javi Martínez, Schweinsteiger; Arjen Robben, Thomas Müller, Frank Ribéry; Mandzukic. Suplentes: Starke, Van Buyten, Luiz Gustavo, Tymoshchuk, Shaqiri, Pizarro e Mario Gomez.

Borussia Dortmund e Bayern Munique disputam neste sábado (19.45) a primeira final alemã da história da Liga dos Campeões. Os pupilos de Jürgen Klopp tentam conquistar o troféu pela segunda vez, depois de o terem feito com Paulo Sousa em 1997, enquanto os recém-consagrados campeões alemães procuram o quinto troféu, depois de perdida a final de 2012 para o Chelsea.

Com arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, os rivais germânicos apresentam-se em campo sem surpresas, uma vez que a ausência de Götze, lesionado, já era esperada. O médio alemão não poderá, assim, tentar conquistar um último troféu pelo Dortmund antes de se mudar para Munique. O Bayern Munique, por sua vez, não apresenta surpresas, com Heynckes a preferir, novamente, Madzukic em detrimento de Gomez.

Em jogo está, além do ambicionado troféu, um prémio de 10,5 milhões de euros para o vencedor e de 6,5 milhões para o finalista vencido, depois de Bayern e Dortmund terem arrecadado mais de 26 milhões de euros cada ao longo das suas campanhas europeias. Os clubes alemães, aliás, já ganharam 89 milhões só na Liga dos Campeões 2012/13, um recorde para um só país na UEFA. Para já, apenas uma certeza: onze contra onze e no final vai mesmo ganhar a Alemanha.