Gana mostra a Portugal como se faz e trava Alemanha

Golo histórico de Klose, que igualou o brasileiro Ronaldo no estatuto de maior goleador da história dos Mundiais, evitou a surpresa absoluta em Fortaleza. Ganeses prometem "vida negra" a Portugal.

Surpresa só para quem não viu. O Gana impôs, neste sábado, um meritório empate diante da Alemanha, 2-2, no Castelão, em Fortaleza, e relançou as contas do Grupo G do Mundial 2014, no qual Portugal depende de si próprio para chegar aos "oitavos".

Depois de ter goleado Portugal por 4-0, a seleção alemã mostrou que este resultado teve muito demérito luso. Só assim se explica que o Gana tenha sido, largos minutos, superior à formação germânica e que só um golo histórico de Klose tenha impedido o triunfo africano.

Depois de uma primeira parte "adormecida", na qual Neuer até foi obrigado a duas defesas de grande dificuldade, a Alemanha entrou a ganhar no segundo tempo. Götze, a meias com cabeça e joelho, desviou para o fundo das redes, diante de um adversário que até somava mais ataques e remates.

Faltava eficácia ganesa, algo que surgiu aos 54 e 63 minutos: primeiro, André Ayew, com um excelente golpe de cabeça, fez o empate; quando a Alemanha tentava "despertar", Gyan aproveitou uma falha de Khedira para fazer o seu 40.º golo pelo Gana e igualar Roger Milla como o futebolista africano com mais golos (5) na história dos Mundiais.

A velocidade e empenho do Gana ameaçavam completar a surpresa, mas Klose entrou em campo para fazer história: aos 71 minutos, na sequência de um canto, fez o seu 15.º golo em Mundiais, igualando o recorde do brasileiro Ronaldo. O Gana aguentou a pressão final da Alemanha e conquistou o primeiro ponto no Grupo G, que a Alemanha lidera, com quarto. Portugal (0) vai defrontar os EUA (3) no domingo, às 23.00, num decisivo desafio na luta pelos "oitavos".

Filme do jogo:

90+5' Final do jogo!

90+4' Cartão amarelo para Muntari, que falha o jogo com Portugal. Livre perigosíssimo a favorecer a Alemanha... Último lance do jogo!

90+2' O Gana desperdiça um contra-ataque, num lance de três atacantes para dois defesas, com Ayew a "soltar" demasiado tarde para Wakaso, que estava em fora-de-jogo.

90' Três minutos de compensação...

90' Klose desperdiça! Em excelente posição para finalizar, o ponta-de-lança atirou ao lado. Seria o recorde absoluto de golos em Mundiais...

88' Gyan faz o 18.º remate do Gana, o dobro dos da Alemanha, mas atirou ao lado do alvo.

85' Mensah evita o golo! Corte providencial do central ganês, que impediu que a Alemanha fizesse o 3-2, numa fase de grande pressão da seleção germânica.

82' Remate de André Ayew, para defesa segura de Neuer. O Gana continua a arriscar na procura do triunfo.

79' O 15.º remate do Gana sai dos pés de Mubarak, sem perigo. A Alemanha soma nove.

77' Substituição no Gana. Saiu Rabiu e entrou Badu. Última alteração na partida.

73' Substituição no Gana. Saiu Atsu e entrou Wakaso.

71' GOLO DA ALEMANHA! MIROSLAV KLOSE FAZ O 1-1! Entrou, marcou, empatou e igualou o brasileiro Ronaldo como o jogador com mais golos na história dos Mundiais, com o 15.º remate certeiro. Na sequência de um canto, Hummels desviou ao primeiro poste e Klose encostou ao segundo. É o 70.º jogo pela Alemanha.

69' Dupla substituição na Alemanha. Saíram Götze e Khedira e entraram Schweinsteiger e Klose.

68' Ayew falha o desvio por pouco, após cruzamento do lado esquerdo. Que bem joga o Gana (e que mal esteve Portugal contra uma Alemanha que os ganeses estão a vulgarizar...)!

67' Gana desperdiça. Jordan Ayew, em contra-ataque em superioridade numérica do Gana, assume o lance individual e remata para defesa de Neuer. Tinha um colega pronto para finalizar...

63' GOLO DO GANA! ASAMOAH GYAN FAZ O 1-2! Reviravolta no marcador, com total mérito para um Gana muito superior e mais empenhado do que a Alemanha. Khedira perdeu a bola em "zona proibida", Gyan isolou-se, enquadrou-se com a baliza e chutou para o fundo das redes. É o 40.º golo em 80 internacionalizações do avançado.

62' Löw não gosta do que vê e chama Schweinsteiger.

58' Pontapé livre de Muntari, desenquadrado com o alvo. Foi o décimo remate do Gana, contra seis da Alemanha.

54' GOLO DO GANA! ANDRÉ AYEW FAZ O 1-1! Excelente golpe de cabeça do avançado, a fazer o seu segundo golo no Mundial 2014, após bom cruzamento de Atsu. O avançado ganhou, nas alturas, no meio de duas "torres" alemãs e devolve a igualdade ao marcador.

53' Substituição no Gana. Saiu Kevin-Prince Boateng, muito mal na partida, e entrou Jordan Ayew.

51' GOLO DA ALEMANHA! MARIO GÖTZE FAZ O 1-0! Bastou um erro para o Gana ceder: excelente cruzamento de Müller, a "descobrir" Götze na grande área; o avançado, que até fez uma péssima primeira parte, ganhou a frente a Afful e desviou para o fundo das redes, a meias com joelho e cabeça.

50' Segundo as estatísticas oficiais da FIFA, o Gana soma 21 ataques perigosos e oito remates; a Alemanha contabiliza apenas 16 ataques e cinco remates.

46' Início da segunda parte. Bola para o Gana.

- Substituição na Alemanha. Saiu Boateng e entrou Mustafi.

45+2' Intervalo no Castelão, com 0-0 no marcador.

45' Boye não consegue desviar para a baliza por centímetros, após saída "incompleta" de Neuer. Muito mérito da seleção ganesa na primeira parte.

42' O Gana já soma 34 recuperações de bola na partida. Dauda ainda não fez nenhuma defesa verdadeiramente difícil, enquanto Neuer já evitou por duas vezes o 1-0.

40' James Kwesi Appiah gosta do que vê e tem razões para isso, apesar de Kevin-Prince Boateng, estrela maior da seleção ganesa, estar a ser das unidades com pior rendimento em campo.

36' Alemanha sempre bem a explorar o espaço entre-linhas e a aproveitar a mobilidade ofensiva, mas de resto muito longe de estar a fazer um desafio empolgante. Contra Portugal, ou marcou em bolas paradas ou a aproveitar erros defensivos; o Gana não os está a cometer...

34' Gyan isola-se pela esquerda, mas perante a "mancha" de Neuer perdeu a bola. Bom momento dos africanos na partida.

33' Sai "bomba" dos pés de Muntari, para uma excelente defesa de Neuer.

30' A Alemanha tem 64% de posse de bola, mas tem tantos remates (três) como o Gana e apenas mais um ataque perigoso (9-8).

27' A temperatura ascende a 30ºC. Caso atinja os 32ºC, o árbitro terá que conceder uma pausa técnica à passagem da meia hora de cada parte.

23' Sete ataques perigosos para cada seleção até ao momento. Maior ascendente por parte da Alemanha na partida, mas ainda sem ameaças concretas ao nulo no marcador, exceção feita ao grande corte de Mensah (21') que "tirou" o golo a Müller.

20' Kevin-Prince Boateng evita o irmão, Jérôme Boateng, e remata ao lado do alvo.

16' Alemanha sempre em futebol apoiado e transição lenta, enquanto o Gana procura saídas mais rápidas. Isso explica o facto de a seleção germânica ter mais do dobro dos passes (120-58) até ao momento.

13' Defesa de Neuer, após remate forte de Atsu, à entrada da grande área. Boa réplica do Gana no primeiro quarto de hora.

10' Entrada com pouca intensidade por parte da Alemanha, que repete o "onze" que derrotou Portugal no jogo inaugural, por 4-0.

7' Gana dá o primeiro sinal de perigo, com Gyan a rematar por cima do alvo, após cruzamento de Atsu.

3' Partida, naturalmente, marcada pela particularidade de dois irmãos se defrontarem nesta partida: Jérôme Boateng joga na Alemanha, Kevin-Price Boateng joga pelo Gana.

1' O brasileiro Sandro Ricci apita para o início do jogo! Bola para a Alemanha.

ALEMANHA: Manuel Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels, Höwedes; Sami Khedira, Philipp Lahm; Mesut Özil, Toni Kroos, Thomas Müller; Mario Götze.

GANA: Dauda; Afful, Mensah, John Boye, Asamoah; Mohamed Rabiu, Muntari; Kevin-Prince Boaten, André Ayew, Cristian Atsu; Asamoah Gyan.

Depois da goleada aplicada a Portugal (4-0), a Alemanha defronta neste sábado (20.00) o Gana, na segunda jornada do Grupo G do Mundial 2014, procurando um triunfo que a deixe à beira dos oitavos de final.

No Estádio Castelão, em Fortaleza, os germânicos apresentam-se na máxima força, após dissipadas as dúvidas sobre a utilização do central Hummels, magoado numa coxa, num jogo em que o Gana, sem baixas, tenta somar os primeiros pontos, depois da derrota na estreia frente aos Estados Unidos (2-1).

Portugueses e norte-americanos estarão atentos a este jogo agendado para as 16.00 locais, um dia antes de se defrontarem em Manaus, numa partida decisiva para a seleção comandada por Paulo Bento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG