FIFA vai ouvir "todas as partes" para as datas do Mundial

A FIFA vai consultar "todas as partes" interessadas para eventualmente alterar para o inverno as datas do Mundial2022 de futebol, anunciou esta sexta-feira Joseph Blatter, através do Twitter.

"O comité executivo [da FIFA] decidiu lançar uma consulta a todas as partes envolvidas sobre as datas [inverno ou verão] do Mundial no Qatar em 2022", escreveu o presidente da federação internacional de futebol.

O dirigente suíço que lidera a FIFA acrescenta, na rede social, que "nenhuma decisão será tomada antes do Mundial2014, no Brasil".

A consulta ficará "nas mãos da direção [da FIFA] e do secretário geral [da FIFA, Jérôme Valcke], com o presidente da Confederação asiática (onde o Qatar está incluído)", disse depois Blatter, à comunicação social.

"O roteiro do processo deverá ser apresentado ao comité executivo da FIFA em São Paulo, a 04 de dezembro, e a consulta ficará fechada depois do Mundial2014", acrescentou.

Blatter decidira em julho incluir na agenda da reunião do comité executivo, na sede da FIFA, o estudo de uma alteração de datas para jogar o Mundial no inverno e não, como tradicionalmente, no verão, para evitar o calor sufocante (mais de 40 graus) aos jogadores e adeptos.

Até agora, o presidente da FIFA não assumiu publicamente qualquer posição sobre o assunto, enquanto Michel Platini, presidente da UEFA, defende um Mundial2022 no inverno.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG