Federação turca adia jogos do campeonato de futebol por uma semana

A Federação Turca de Futebol adiou hoje em uma semana todas as partidas da Liga turca, em consequência do ataque armado de sábado contra o autocarro do Fenerbahçe, dos portugueses Bruno Alves e Raul Meireles.

A decisão foi anunciada após uma reunião entre o presidente do organismo que rege o futebol turco, Yildirim Demiroren, o ministro da Juventude e Desportos, Akif Çagatay Kiliç, e outras individualidades desportivas, segundo informa a estação televisa CNNTurk.

Deste modo, todos os jogos da 27.ª jornada da Liga turca foram adiados uma semana, estando ainda a serem planeadas outras medidas para evitar atos violentos como o tiroteio que atingiu o autocarro do Fenerbahçe.

O clube turco já tinha anunciado hoje que não voltaria a jogar enquanto não forem esclarecidas as circunstâncias do ataque a tiro ao seu autocarro, que provocou um ferido.

"Não temos intenção de jogar enquanto as circunstâncias deste incidente não forem esclarecidas", afirmou o dirigente do clube Deniz Tolga Aytöre, em conferência de imprensa, tendo aproveitado para acrescentar que aquele ataque não tinha nada a ver com o diferendo com o Trabzonspor.

O Trabzonspor, que está em litígio com o Fenerbahçe devido aos resultados da Superliga de 2011, já condenou veementemente o ataque.

No sábado, o autocarro do Fenerbahçe foi atacado no regresso a Istambul, após ter vencido o Rizespor por 5-1.

Enquanto o autocarro circulava numa autoestrada perto da cidade de Trabzon, no nordeste do país, com os atletas e outros dirigentes a bordo, o motorista da viatura foi atingido por disparos na cara.

Segundo Mahmut Uslu, responsável do clube, após os disparos, o motorista conseguiu imobilizar o veículo, que se dirigia de Rize para Trabzon, de onde a equipa viajaria para Istambul.

Na altura, o Fenerbahçe realçou a "importância vital" de saber quem foram os responsáveis e puni-los.

O Fenerbahçe, campeão turco em título, ocupa o segundo lugar da Liga, com 56 pontos, menos dois do que o líder Galatasaray, após 26 das 34 jornadas da competição.