Éder e Sneijder evitam derrotas de Itália e Holanda
Éder, brasileiro naturalizado italiano, evitou a derrota na Bulgária na estreia pela "squadra azzurra" (2-2). Sneijder fez, nos "descontos", o golo do empate (1-1) entre Holanda e Turquia. Bélgica goleou Chipre por 5-0.
Bulgária e Itália empataram neste sábado 2-2, em Sofia, em jogo do grupo H de qualificação para o Europeu 2016, em que os transalpinos estiveram em desvantagem até ao golo do empate, marcado pelo brasileiro naturalizado Éder, aos 84 minutos.
A Itália chegou à vantagem através de um autogolo de Yordan Minev, aos 4 minutos, mas Ivelin Popov, aos 11', e Iliyan Mitsanski, aos 17', deram a volta e colocaram a Bulgária à frente.
Já perto do final do encontro, a Itália logrou empatar por Éder, que se estreou com um golo, e só não conseguiu passar para a frente por manifesta falta de sorte de Gabbiadini.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Depois de a Croácia ter consolidado a liderança do grupo H com uma goleada à Noruega, por 5-1, o empate frente à Bulgária deixa a Itália isolada na segunda posição, mas a quatro pontos.
No grupo A, a surpresa esteve a pairar sobre a Arena de Amesterdão até ao segundo minuto do período de "descontos", altura em que a Holanda, com o portista Martins Indi a titular, conseguiu chegar ao golo por Wesley Sneijder (1-1) e anular a vantagem da Turquia.
O empate, mesmo assim, deixa a seleção orientada por Guus Hiddink em dificuldades, já que ocupa o terceiro lugar do grupo a seis pontos da República Checa e a cinco da Islândia (segunda).
A Bélgica goleou Chipre, por 5-0, com dois golos de Fellaini, e um de Benteke, Hazard e Batshuyi, e ascendeu ao terceiro posto do grupo B, por troca com o seu adversário de hoje, ficando a um ponto de Israel (2.º) e a três do líder País de Gales.
Também para o mesmo grupo B, a Bósnia-Herzegovina alcançou a primeira vitória na fase de qualificação ao bater a Andorra com um 'hat-trick' do avançado do Manchester City Edin Dzeko, que marcou aos 13, 49 e 62 minutos, com três assistências de Senad Lulic.