Drogba e Eboué livres de sanção por homenagem a Mandela
Os dois jogadores costa-marfinenses do Galatasaray, Didier Drogba e Emmanuel Eboué, não vão ser alvo de qualquer sanção, apesar da homenagem não autorizada a Nelson Mandela durante uma partida de futebol do campeonato turco.
"Foi decidido não impor qualquer sanção, porque não se detetou qualquer infração às regras", indicou hoje a comissão de disciplina da Federação Turca de Futebol (TFF).
Relacionados
A 06 de dezembro, um dia após a morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, os dois jogadores aproveitaram o final de um jogo do campeonato turco para exibir "t-shirts" com inscrições em memória do herói da luta contra o "apartheid".
As autoridades do futebol turco tinham proibido os futebolistas de utilizar "slogans" ou mensagens de teor político durante os encontros, sob pena de imposição de multa.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Drogba, ex-jogador do Chelsea, mostrou uma "t-shirt" com a inscrição "Thank you Madiba" ("Obrigado Madiba", a alcunha de Mandela). Eboué fez o mesmo, mas com a frase "Rest in peace Nelson Mandela" (Descansa em paz Nelson Mandela).
O ministro do Desporto da Turquia, Suat Kiliç, criticou fortemente a decisão da TFF de enviar um procedimento contra os jogadores para a comissão de disciplina da TFF, alegando tratar-se de um ato prejudicial à imagem do país no estrangeiro.