Chelsea vence Shakhtar e conquista UEFA Youth League

O Chelsea sucedeu hoje ao FC Barcelona como vencedor da UEFA Youth League, impondo-se ao Shakhtar Donetsk por 3-2, na final realizada no Estádio Colovray, em Nyon, Suíça.

Depois de os catalães se estrearem em 2014 como os primeiros vencedores da competição, com um 3-0 ao Benfica, os 'blues' são a segunda equipa a levantar o troféu, após um jogo em que mostraram mais e melhores argumentos, somando o nono triunfo em 10 jogos na edição 2014/15.

Isaiah Brown, aos 07 e 55 minutos, e Dominic Solanke, aos 47, no que foi o seu 12.º tento na prova, materializaram o triunfo dos londrinos, enquanto Andreas Christensen marcou, na própria baliza, o tento dos ucranianos, aos 37.

Os ucranianos, que ainda não tinham perdido e haviam afastado o Benfica, viram-se em desvantagem logo aos sete minutos, num lance envolvente em que Musonda cruzou para o centro da área, onde o 'capitão' Brown desviou, com a bola a passar entre as pernas do defesa Matviyenko e entrar.

O Shakhtar esteve, várias vezes, perto de encaixar o segundo tento, mas, num contra-ataque rápido, Arendaruk aguentou a pressão dos perseguidores e cruzou para a pequena área, onde surgiu Christensen, infeliz, a desviar para a própria baliza e empatar o encontro, aos 37 minutos.

Os ingleses recolocaram-se, porém, em vantagem logo aos 47 minutos, com Solanke a aproveitar o facto de estar sozinho na área para cabecear, sem problemas, reforçando o seu estatuto de maior goleador da competição.

Aos 55, Brown, liberto na direita, teve tempo de mudar a bola de pé, tirar adversário do caminho e 'bisar', com remate colocado ao segundo poste.

O Chelsea esteve sempre mais perto do quarto -- Solanke, 78, fez o 'impossível', ao atirar por cima a dois metros da baliza --, mas foram os ucranianos a reduzir para 3-2, já nos descontos (90+2), num contra-ataque concluído por Kovalenko. O jogo terminou quase de imediato.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG