Apesar do atentado, CAN 2010 já está em marcha

Está oficialmente aberta a CAN 2010 (Taça das Nações Africanas, em futebol). Apesar do atentado de que a selecção do Togo foi alvo (e do seu iminente abandono da prova), a competição dá o pontapé de saída, hoje, em Luanda.

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, declarou "aberta a competição", antes do espectáculo de luz, cor e danças tribais que, por esta altura, põe em alvoroço o Estádio da Cidadela, na capital angolana.

"Sentimo-nos honrados por esta competição se realizar no nosso país, vamos assistir a grandes partidas. Que este evento contribua para a amizade e conhecimento recíproco entre os povos, na luta por um mundo de paz, democracia, desenvolvimento e progresso social", afirmou José Eduardo dos Santos, no discurso que abriu a cerimónia inaugural da competição.

O presidente fez um referência breve ao atentado sofrido pela selecção do Togo ao entrar no enclave de Cabinda - "um acto vergonhoso" - mas garantiu que "a competição vai continuar" e prometeu "garantir o bem-estar de todos os participantes".

A nível desportivo, a CAN arranca às 19.00 deste domingo, com o encontro entre Angola e Mali.


Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG