Funeral de Fernando Gomes realiza-se este domingo na Igreja de Santo António das Antas

O velório prossegue este domingo, a partir das 11:00, na Capela Mortuária da Igreja de Santo António das Antas.

O funeral do antigo jogador Fernando Gomes, que morreu no sábado aos 66 anos, vítima de doença prolongada, realiza-se este domingo, pelas 15:00, na Igreja de Santo António das Antas, anunciaram os 'dragões'.

O velório prossegue este domingo, a partir das 11:00, na Capela Mortuária da Igreja de Santo António das Antas. Na noite de sábado, várias figuras do FC Porto marcaram presença neste local para prestar homenagem ao "bibota", enre eles Pinto da Costa e Sérgio Conceição, presidente e treinador do clube, respetivamente.

A morte de Fernando Gomes foi anunciada no sábado pelo FC Porto, clube em que o avançado jogou desde os escalões de formação e que representou em 13 épocas no escalão principal.

O antigo avançado internacional português tinha 66 anos.

Em comunicado publicado no seu sítio oficial na Internet, os 'azuis e brancos' expressam "enorme tristeza e consternação" pelo falecimento do ex-dianteiro, que somou 452 jogos, 355 golos e 14 títulos nas duas passagens pelo clube da sua cidade-natal (1974-1980 e 1982-1989), além das distinções de 'artilheiro' das Ligas europeias (1982/83 e 1984/85).

Vogal da direção do FC Porto para a formação, Fernando Gomes esteve recentemente internado num hospital do Porto, com o clube a manifestar "luto pela perda de uma das suas maiores figuras", além de "sentidas condolências à família, amigos e admiradores".

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional decretou um minuto de silêncio nos jogos deste fim de semana da Taça da Liga.

"A Liga Portugal decretou um minuto de silêncio em todos os jogos deste fim de semana de 26 e 27 de novembro da Allianz CUP, a fim de homenagear a memória de Fernando Gomes, figura notável do futebol português e antigo jogador do FC Porto e Sporting CP, que faleceu vítima de doença prolongada", refere a Liga, em nota publicada na sua página oficial na internet.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou no sábado que o antigo avançado internacional português Fernando Gomes, que morreu aos 66 anos, "marcou o futebol português" e "foi determinante na afirmação" do país no estrangeiro.

"Fernando Gomes marcou o futebol português numa época de que me recordo bem, e os portugueses recordam-se bem, os mais jovens recordam-se menos, porque foi determinante na afirmação de Portugal fora das nossas fronteiras", defendeu o chefe de Estado, que falava aos jornalistas depois de ter participado na cerimónia de Juramento de Hipócrates da região Sul, em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa apontou que Fernando Gomes, vencedor de duas Botas de Ouro e melhor marcador da história do FC Porto, "não só teve muito sucesso interno, mas levou o sucesso interno, através do seu clube e através da equipa portuguesa, ao estrangeiro".

"Isso foi muito importante", defendeu.

O Presidente da República recordou o jogador de futebol como "um grande marcador de golos" e "um grande avançado", que "foi à sua maneira um grande líder na sua equipa e nas equipas onde jogou, nomeadamente também na seleção nacional, porque era muito objetivo, muito determinado, muito rápido".

"E nesse sentido nós estamos agradecidos, agora que nos deixa, pelas boas recordações que estão no nosso espírito, mais daqueles que eram do seu clube, mas em geral todos os portugueses", salientou Marcelo Rebelo de Sousa.

O primeiro-ministro, António Costa, disse que a magia em campo do antigo futebolista Fernando Gomes será sempre recordada, em mensagem publicada no Twitter.

"Recordaremos sempre a magia de Fernando Gomes em campo. Perdeu hoje, tristemente, a última batalha. As minhas sentidas condolências à sua família, ao FC Porto e a todos os admiradores do inesquecível 'Bibota'", pode ler-se na nota.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG