Fim da maldição. Chicago Cubs vencem a Major League 108 anos depois

Até Obama convidou a equipa a visitar a Casa Branca

O mais lendário jejum de títulos do desporto mundial chegou ao fim: os Chicago Cubs venceram a World Series, a final da Major League de Basebol norte-americana, 108 anos depois da última vitória.

Os Cubs de Joe Maddon bateram os Cleveland Indians, feito que não acontecia desde que, em 1908, tinham vencido os Detroit Tigers. Chicago rebentou de euforia e até o presidente Obama comentou no Twitter, convidando o equipa para uma visita à Casa Branca antes de terminar o mandato.

Os Cubs, conhecidos como os 'adoráveis perdedores', impuseram-se por 4-3 no cômputo das sete partidas da final, na qual os Indians também perseguiam um título histórico, que lhes escapa desde 1948.

Com um empate 6-6 após a conclusão dos nove 'innings' regulamentares e depois de uma interrupção devido às más condições climatéricas, a equipa de Chicago impôs-se no 10.º 'inning', sucedendo ao Kansas City Royals na galeria dos campeões.

Durante décadas, o bode expiatório de todos os fracassos dos Chicago Cubs foi a maldição de Billy Goat: a praga lançada por um adepto da equipa, em 1945, revoltado por não o deixarem assistir a um jogo das finais da liga (World Series) no estádio, ao lado do seu animal de estimação, o bode Murphy. Desde então, os homens do estado de Illinois não voltaram a disputar a decisão do título. No entanto, após muitas épocas a jogar como nunca e a perder como sempre, neste ano o sonho dos Cubs renasceu.

A equipa conseguiu o melhor desempenho da fase regular da Major League: somaram mais de cem vitórias (103), pela primeira vez desde 1935.

Na verdade, o fim da abstinência de vitórias já tinha estado próximo numa mão-cheia de ocasiões (como em 1969, 1984, 1989 e 2003), em que a equipa baqueou nos instantes decisivos, muitas vezes de forma surpreendente e traumática, quando era dada como clara favorita.

Mas nenhum episódio foi tão inesperado e doloroso como o de 1945, quando os Cubs estavam em vantagem sobre os Detroit Tigers (2-1 em jogos) até ao dia em que Billy Sianis e o bode Murphy foram expulsos de Wrigley Field: acabaram por perder a final por 4-3 e não voltaram às World Series.

Os Cubs conquistaram o título pela terceira vez, reeditando os êxitos do início do século XX, em 1907 e 1908, ainda assim, muito longe dos 27 do recordista New York Yankees, quebrando a célebre 'maldição de Billy Sianis', lançada em 1945.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG