Filho de Gil brilha no Manchester e na seleção inglesa

Angel Gomes, 15 anos, é filho de Gil, campeão do Mundo de sub-20 por Portugal. É uma estrela da formação do clube de Old Trafford e agora também dá nas vistas na seleção inglesa de sub-16

Lembra-se de Gil, campeão do Mundo de sub-20 ao serviço de Portugal em 1991 que jogava no Benfica? Sim, é verdade, passou ao lado de uma grande carreira - abandonou os relvados aos 34 anos, depois de ter representado maioritariamente equipas dos escalões secundários de Inglaterra e Suíça -, mas tem um sucessor que promete honrar o apelido da família e está a fazer furor em Inglaterra.
Angel Gomes, 15 anos, joga nos escalões de formação do Manchester United, onde é uma das maiores estrelas, e agora é notícia pelo seu desempenho na seleção inglesa de sub-16. Há poucos dias marcou um grande golo no jogo particular com o Brasil, que a canarinha venceu por 3-1, e o vídeo tornou-se viral e notícia nos principais jornais ingleses.

Angel Gomes defende as cores do Manchester United, no escalão de sub-18, acima do que seria suposto para a sua idade. É descrito pela imprensa inglesa como um jogador com grande habilidade, técnica e capacidade de remate. Desde muito cedo começou a mostrar as suas qualidades e num vídeo disponível no YouTube, com apenas 6 anos, aparece a fintar todos os miúdos que lhe aparecem à frente.

Joga nas "escolinhas" do Manchester desde os 7 anos, depois de ter sido levado pelo pai, que trabalhou como olheiro no clube. Mas foi aos 13 que impressionou verdadeiramente os treinadores da Academia dos red devils, durante um treino que cumpriu com a equipa de sub-17 do clube. Desde então nunca mais saiu do radar e têm sido várias as personalidades que o apontam como uma das grandes estrelas do futuro.

A sua evolução tem sido impressionante e no ano passado foi considerado o melhor jogador da Premier Cup, campeonato mundial de clubes no escalão sub-15, prémio que no passado foi atribuído a jovens estrelas como Andres Iniesta, Fernando Torres ou Carlos Tévez.

Nos sites e redes sociais muitos adeptos do Manchester United, desiludidos com mais uma época de fracasso do Manchester United, pedem aos responsáveis do clube que concedam a Angel Gomes a possibilidade de treinar com a equipa principal... apesar de só ter 15 anos! Mas o otimismo não é apenas dos adeptos e até Clayton Blackmore, treinador na Academia dos red devils, garante, citado pelo jornal Manchester Evening News, que o jovem futebolista "estaria pronto para jogar amanhã pela equipa principal do Manchester United". Aconselha-o, no entanto, "a esperar dois anos, tempo que será suficiente para que todos passem a confiar nas suas qualidades".

Gil é o pai de Angel, mas Cristiano Ronaldo e Nani podem ser apresentados como seus padrinhos. Nos tempos em que jogavam no Manchester United, chegaram a colocar fotografias com o miúdo nas redes sociais. E Nani, que é seu primo, escreveu em fevereiro do ano passado, no Instagram, "sigam Angel, a próxima estrela do Manchester United".

Angel Gomes tem dupla nacionalidade (inglesa e portuguesa) e o facto de já ter representado os escalões jovens da seleção da rosa não impede que venha a optar por Portugal no futuro. Uma escolha que mais tarde ou mais cedo terá de fazer, se continuar a evoluir e a confirmar as expectativas criadas em seu redor...

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.