Federação comunicou suspeitas às autoridades

Sistema de monitorização dos campeonatos detetou irregularidade em alguns jogos da II Liga.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) comunicou às autoridades um conjunto de suspeitas e alertas sobre possíveis irregularidades que pudessem estar a ocorrer em alguns jogos da II Liga.

No entanto, optou por não publicita a sua ação, "para não prejudicar qualquer investigação que fosse efetuada pelas autoridades competentes". Num comunicado enviado à Agência Lusa, a Federação explicou que "estes alertas e informações resultam de um sistema de monitorização e de deteção de fraudes, que foi montado e está ao serviço da FPF".

O organismo garantiu ainda que "pugna pela verdade desportiva e cumpriu com as suas obrigações desportivas, regulamentares e legais", até, porque, "o futebol português representa muito para Portugal, a nível interno e internacional, e não pode pactuar com comportamentos antidesportivos".

Por isso, aguardará "com tranquilidade, o desenrolar das investigações por parte das autoridades competentes".

A Polícia Judiciária deteve 15 pessoas por suspeita de "manipulação de resultados de jogos na II Liga portuguesa de futebol", com recurso ao aliciamento de jogadores. Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), neste processo investigam-se "factos suscetíveis de integrarem crimes de corrupção passiva e ativa na atividade desportiva", envolvendo como suspeitos "dirigentes e jogadores de futebol" e outras com "ligações ao negócio das apostas desportivas".

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.