Reforços de luxo colocam dragões nas "meias"

Lucho González fez um golaço no triunfo sobre o V. Setúbal. Janko demorou, mas também conseguiu faturar na sua estreia. Dragões ficam à espera do Benfica nas meias finais.

O FC Porto garantiu o apuramento para as meias finais da Taça de Liga, depois de um triunfo caseiro sobre o V. Setúbal, por 2-0, em jogo da 3.ª e última jornada da fase de grupos da competição.

Vítor Pereira não hesitou em dar a titularidade aos reforços de inverno Danilo, Lucho González e Marc Janko, e todos eles estiveram em destaque na noite fria no estádio do Dragão. João Moutinho e Lucho entenderam-se às mil maravilhas no meio campo portista e "El Comandante", como se já estivesse destinado a tal, festejou o regresso a "casa" com um golaço para ver e rever: à entrada da grande área, aos 24 minutos, Lucho assinou um grande remate de pé esquerdo, que levou a bola a entrar no ângulo superior esquerdo da baliza sadina.

Com dois internacionais brasileiros - Danilo e Alex Sandro - no flancos, autores de boas exibições, os dragões procuraram incansavelmente servir Marc Janko na grande área, mas o ponta-de-lança austríaco revelava muita falta de pontaria, tendo desperdiçado várias boas ocasiões para faturar. A festa do golo, no entanto, estava marcada para o minuto 64, quando o goleador limitou-se a encostar um cruzamento de James Rodríguez para o fundo das redes.

Os dragões estão, assim, nas meias finais de uma competição que nunca venceram, sabendo que poderão ter de se deslocar ao estádio da Luz, caso o Benfica confirme o apuramento esta noite.

Filme do jogo:

90+3' Final da partida!

86' O jogo entra numa fase de pouco interesse, onde os jogadores em campo aguardam apenas o apito final de Vasco Santos.

82' Cartão amarelo para Janko, por falta sobre Ney Santos. Os dragões fizeram uma segunda parte muito faltosa.

80' Boa rotação de Janko sobre Ricardo Silva, mas o remate saiu ao lado.

78' Substituição no V. Setúbal. Saiu Jorge Gonçalves e entrou Rafael Lopes.

73' Substituição no V. Setúbal. Saiu Hugo Leal e entrou Djikiné.

71' Cartão amarelo para Jorge Gonçalves, por mão na bola.

67' GOLO DO FC PORTO! JANKO! O austríaco acertou finalmente no fundo das redes, depois de um excelente cruzamento de James Rodríguez. O austríaco só teve de encostar, mas é para isso mesmo que foi contratado.

63' Cabeceamento de Maicon para defesa de Matos, na sequência de um pontapé de canto. Danilo não conseguiu a recarga.

63' Dupla substituição no FC Porto. Saíram Cristian Rodríguez e Alex Sandro e entraram James e Álvaro Pereira.

61' Mais um falhanço de Janko! Depois de um bom remate de João Moutinho, para defesa de Matos, o austríaco recuperou a bola, contornou o guarda-redes, perdeu ângulo de remate e acabou por permitir a defesa do guarda-redes.

56' Matos nega o golo de Janko! Excelente cruzamento - mais um - de Danilo para um bom cabeceamento do ponta-de-lança, mas Matos respondeu com a defesa da noite. O desalento de Janko começa a ser bem visível.

56' O V. Setúbal procura subir as suas linhas e pressionar o FC Porto à saída do meio campo, na esperança de conseguir chegar ao empate. Os dragões estão a errar muitos passes neste início de segunda parte.

53' O FC Porto apresenta-se na segunda parte um ritmo de jogo mais lento, ação justificada pela vantagem no marcador.

48' Excelente arrancada - mais uma - de Alex Sandro no flanco esquerdo, a cruzar para um desvio de Varela, ao qual Matos respondeu com uma boa intervenção.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para o V. Setúbal.

- Substituição no V. Setúbal. Targino entrou para o lugar de Kiko.

45+1' INTERVALO NO DRAGÃO! O grande golo de Lucho González vai fazendo a diferença numa partida que tem sido controlada e dominada pelos dragões.

44' Silvestre Varela, lento e sem dar continuidade aos lances de ataque, tem sido o elemento mais apagado dos dragões, seguido por Cristian Rodríguez. Moutinho e Lucho estão a fazer um bom jogo, assim como Alex Sandro e Danilo.

41' Marc Janko está, visivelmente, ainda a tentar perceber os processos de jogos dos portistas e denota-se uma grande falta de entrosamente, apesar de Alex Sandro e Danilo estarem a procurar várias vezes o austríaco na grande área.

38' Remate à meia volta de Jorge Gonçalves, a passar um pouco ao lado do alvo. O V. Setúbal atravessa a sua melhor fase na partida.

37' Ney Santos atira à trave! No primeiro remate do V. Setúbal à baliza portista, o lateral brasileiro conseguiu ganhar nas alturas a Mangala e assustou o guardião Bracalli, que estava batido.

35' Substituição no FC Porto. Saiu Fernando, lesionado, e entrou Defour.

31' Cabeceamento fulminante de Mangala, na sequência de um pontapé de canto, para mais uma defesa de Matos.

29' Os dragões estão a fazer uma das partidas mais consistentes da temporada, à qual só está a faltar um pouco de pontaria a Janko. O V. Setúbal mal passa a linha do meio campo.

26' Os jogadores do FC Porto reclamam grande penalidade, depois de o cruzamento de Cristian Rodríguez ter sido desviado pelo braço de Ricardo Silva.

25' Marc Janko volta a falhar! Excelente cruzamento de Alex Sandro, para um grande voo e cabeceamento do austríaco, mas este atirou contra Ricardo Silva.

24' GOLO DO FC PORTO! GOLAÇO DE LUCHO! É um golo soberbo do médio argentino! À entrada da grande área, 'El Comandante' atirou em arco de pé esquerdo e fez a bola entrar no ângulo superior direito da baliza do V. Setúbal. Que grande regresso ao Dragão!

21' Marc Janko, isolado, atirou para a bancada, numa altura em que estava isolado. O austríaco, contudo, estava em fora de jogo.

21' Fora de jogo mal tirado a Meyong, que ficaria completamente isolado perante Bracallli.

19' Vítor Pereira parece ter dado ordens para uma mudança na dinâmica do futebol portista. O FC Porto está a tirar um número de cruzamentos superior à média, sempre à procura de Janko.

18' Marc Janko mostra ser um verdadeiro "Pinheiro", que participa pouco no processo ofensivo da equipa e fica sempre perto da grande área, à espera de uma oportunidade para marcar.

17' Alex Sandro tem subido muito e procurado sempre chegar à linha de fundo. Jogo razoável do lateral brasileiro, até ao momento.

16' Pontapé forte de Lucho, à figura de Matos. Há muito que não se via o meio campo portista jogar se forma tão dinâmica.

13' Cristian Rodríguez, que recentemente se queixou, através de uma rede social, da falta de apoio dos adeptos portistas, tem sido aplaudido esta noite no Dragão, apesar de não ter começado bem a partida.

12' Lucho González já fez vários passes de ruptura e comanda todas as ações do meio campo portista, bem apoiado por João Moutinho.

10' Que perdida de Marc Janko! Lucho González, com um passe soberbo, isolou Varela no flanco direito. O extremo português assistiu Janko, mas o avançado austríaco, em boa posição, atirou para a bancada.

9' Pontapé de Lucho à entrada da grande área, desenquadrado com o alvo. O FC Porto começa a subir de rendimento.

8' Matos evita o golo do FC PORTO! Excelente cruzamento de Danilo, à procura de um desvio de Cristian Rodríguez ao segundo poste, Ney Santos intercetou o cruzamento mas não fez auto golo por muito pouco.

7' Perigo na grande área do Setúbal! Remate forte de João Moutinho à entrada da área, contra Ney Santos, que levou os portistas a reclarem uma alegada mão na bola.

6' Danilo joga como lateral direito, mas nota-se a vontade e a tendência do internacional brasileiro em pisar a zona mais central do terreno.

4' O V. Setúbal entrou bem no jogo, com pressão alta e à procura do golo. O primeiro canto da partida foi sadino.

2' Marc Janko, com um remate à meia volta, atirou contra Lucho González, quando estava em boa posição para fazer o primeiro golo da noite.

- INÍCIO DA PARTIDA! Bola para o FC Porto.

- Cumpre-se o minuto de silêncio em memória das vítimas dos confrontos no Egito.

- Lucho González é o jogador mais saudado pelos adeptos esta noite, que se fazem acompanhar de vários cachecóis e bandeiras com o nome do médio argentino.

- Vasco Santos, da AF Porto, vai dirigir a partida, que contará com cerca de 25 mil espetadores no estádio do Dragão. O imenso frio que se faz sentir esta noite na cidade do Porto justifica a baixa afluência.

- Perante as ausências de Helton, Rolando e Hulk, João Moutinho será o capitão portista esta noite.

FC PORTO: Bracalli; Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Lucho González, Fernando e João Moutinho; Varela, Marc Janko e Cristian Rodriguez. Suplentes: Kadu, Álvaro Pereira, Kléber, James, Sapunaru, Juan Iturbe e Defour.

V. SETÚBAL: Matos; Ney Santos, Kiko, Ricardo Silva e Igor; Bruno Amaro, Hugo Leal, Neca e Miguelito; Jorge Gonçalves e Meyong. Suplentes: Ricardo, Amoreirinha, Rafael Lopes, Djikiné, Targino, Pedro Mendes e Reyes

O FC Porto defronta este domingo o Vitória de Setúbal, a partir das 18:30, no estádio do Dragão, em jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Os dragões precisam apenas de um empate para assegurar o apuramento para as meias finais da competição, onde poderão defrontar o Benfica, caso os encarnados não percam com o Marítimo, também neste domingo, no estádio da Luz.

Vítor Pereira, técnico dos dragões, operou uma revolução no onze inicial portista, que conta com os reforços de inverno Danilo, Lucho González e Marc Janko. O brasileiro Alex Sandro também vai ter uma oportunidade para mostrar serviço, enquanto Maicon regressa finalmente à sua posição de origem, onde fará dupla com Mangala.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG