FC Porto
11 maio 2018 às 00h39

Maxi é o 39.º campeão por clubes diferentes

Uruguaio conquistou o título pelo Benfica por três vezes e igualou os ex-colegas César Peixoto e Luís Filipe, os últimos a entrar nesta lista

David Pereira

Maxi Pereira é o 39.º futebolista a sagrar-se, em Portugal, campeão nacional por clubes diferentes (ver quadro em baixo). O lateral uruguaio, de 33 anos, que chegou a Portugal no verão de 2007 para representar o Benfica, venceu o título de águia ao peito por três vezes, em 2009-10, 2013-14 e 2014-15. Em julho de 2015, após terminar contrato com as águias, assinou a custo zero pelo FC Porto, pelo qual conquistou o título no sábado com nulo do dérbi de Alvalade.

Confirmado que está o 28.º título portista, Super Maxi é o primeiro futebolista a entrar para esta lista em oito anos, sucedendo aos antigos companheiros Luís Filipe e César Peixoto, que em 2009-10 festejaram o título pelas águias depois de já o terem feito por Sporting e FC Porto, respetivamente.

O primeiro a conseguir essa façanha foi o médio Álvaro Pereira, que venceu a edição inaugural da I Divisão pelo FC Porto, em 1934--35, tendo sido campeão pelo Benfica sete anos depois. Seguiram-se outros 37 nomes, uns mais marcantes do que outros para o futebol português.

Neste quadro de quase quatro dezenas de futebolistas, o mais galardoado é o atual selecionador nacional de sub-21, Rui Jorge, que foi sete vezes campeão nacional. Primeiro, o antigo lateral esquerdo conquistou cinco títulos no FC Porto, entre os quais os quatro primeiros do penta. Depois, festejou pelo Sporting os únicos títulos do emblema de Alvalade nos derradeiros 35 anos.

Campeão por três apenas Eurico

A seguir ao defesa esquerdino surgem seis futebolistas com seis títulos nacionais no currículo. Silvino fê-lo por Benfica e FC Porto, Rui Jordão e Artur Correia pelos rivais lisboetas e Jorge Couto e Pedro Emanuel por dragões e Boavista, enquanto Eurico Gomes conseguiu algo inédito no futebol nacional: sagrou-se campeão por três clubes, os chamados três grandes, tendo alcançado dois títulos em cada.

Quem esteve mais perto de igualar a façanha de Eurico foi o antigo médio defensivo Rui Bento, campeão por Boavista e Sporting em épocas consecutivas, após a viragem do milénio. O atual selecionador nacional sub-17 integrou ainda o plantel do Benfica em 1990-91, época em que as águias atingiram o 29.º título, mas não alinhou num único encontro, tendo apenas sido suplente não utilizado em duas partidas, incluindo na última jornada, numa receção ao Beira-Mar que o clube da Luz venceu por 3-0, embora os golos encarnados tenham sido apontados nos derradeiros 20 minutos.

14 por Benfica e FC Porto

Se resumirmos a lista de campeões nacionais por clubes diferentes apenas a jogadores que festejaram o título por Benfica e FC Porto, Maxi Pereira é o 15.º elemento.

Além dos já mencionados César Peixoto, Álvaro Pereira, Silvino e Eurico Gomes, o quadro de vencedores por ambos os rivais contempla ainda os nomes de João Fonseca, Rui Águas, Fernando Mendes, Zlatko Zahovic, Teixeira, Tomo Sokota, Francisco Vital, Sergei Yuran, Vasiliy Kulkov e Daniel Kenedy.