Lopetegui evita falar de arbitragens na véspera de jogo "historicamente difícil"

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, contornou hoje o tema das arbitragens, na véspera de um jogo frente ao Marítimo, relativo à 18ª jornada da I Liga de futebol, que considerou "historicamente difícil".

Questionado sobre a nomeação do árbitro lisboeta João Capela para o desafio de domingo, no Funchal, o técnico portista optou por não comentar. "Eu estou responsável por preparar a equipa para uma partida muito difícil, muito diferente do que foi a que o nosso adversário fez contra o Benfica [na semana passada]. Só penso em superar essas dificuldades. O resto não é o meu trabalho", defendeu, na conferência de imprensa que serviu de lançamento do encontro frente aos insulares.

Sublinhando tratar-se de um jogo "historicamente muito difícil", frisou que a sua equipa teria de estar mentalmente preparada para "dar resposta" e remeteu as opiniões sobre as nomeações dos árbitros para terceiros.

"Já disse até onde vai a minha responsabilidade. A partir daí são vocês que podem opinar. Eu escuto, sabendo que nem todas as opiniões são bem-intencionadas", salientou, defendendo que não lhe "apetecia" falar de coisas que pudessem "distrair" a sua equipa.

Quanto ao Marítimo, Lopetegui anteviu um adversário "extraordinariamente difícil".

"É uma equipa forte, com bons argumentos e boas soluções. Vai ser um jogo muito complicado e temos de estar preparados", frisou.

No que toca à resistência demonstrada pelos 'dragões' no derradeiro desafio, frente ao Sporting de Braga, para a Taça da Liga - o FC Porto jogou mais de 45 minutos com nove jogadores e conseguiu com um empate 1-1 -, o espanhol lembrou aquele que é o constante objetivo da equipa.

"É como tem de ser. A equipa tem de estar sempre focada e de levar o esforço ao limite. Temos de fazer o suficiente para dar resposta a tudo e superar os nossos rivais", vincou.

Já sobre o titular na baliza dos portistas no desafio deste domingo, o técnico não desfez as dúvidas.

"Estamos muito contentes com o Helton. Sofreu muito e conseguiu recuperar numa idade já avançada. Mas também estamos muito contentes com o Fabiano", referiu.

FC Porto, segundo classificado com 40 pontos, e Marítimo, 11.º com 20, defrontam-se no domingo, a partir das 18:00, no Funchal, em jogo que vai ser arbitrado por João Capela, de Lisboa.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG