Lopetegui e Guardiola, herdeiros de uma filosofia comum

FC Porto "vs" Bayern. Treinadores espanhóis garantem-no: aqueles três anos (1994-97) em Barcelona marcaram o futuro de Julen e Pep.

Quem os viu de ar cúmplice, a conversar e trocar sorrisos, há cerca de um mês, no Estádio Vicente Caldéron, já o calculava: os treinadores do FC Porto, Julen Lopetegui, e do Bayern de Munique, Pep Guardiola, não são meros rivais de ocasião, espanhóis expatriados que o futebol junta momentaneamente. São mais do que isso. São ex-colegas de equipa (Barcelona, de 1994 a 1997), herdeiros de uma filosofia comum, que tem a posse de bola e o toque constante como primeiros mandamentos. Os compatriotas Juande Ramos, Joaquín Caparrós e Miguel Ángel Portugal traçam-lhes o perfil antes do FC Porto-Bayern (19.45 de amanhã, no Estádio do Dragão).

Julen e Pep encontraram-se na bancada do Calderón, a 17 de março, para espiarem dois potenciais rivais nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Mal sabia cada um deles que o futuro adversário era o homem que se sentava ao seu lado, reflexo mais ou menos perfeito da sua identidade futebolística. "São treinadores muito parecidos, com conceitos e filosofia semelhantes", diz, ao DN, o compatriota Juande Ramos, antigo técnico de Sevilha, Real Madrid e Dnipro (entre outros clubes). Miguel Ángel Portugal - que tem no currículo passagens por Racing Santander, Bolívar e Altético Paranaense - completa a descrição: "Têm uma ideia similar, baseada em muita posse de bola, ataque, toque e jogo coletivo".

Isso vê-se nas estatísticas da Liga dos Campeões: Bayern (67%) e FC Porto (61%) são as equipas com maior média de posse de bola na competição, apenas com o Barcelona pelo meio (64%). "Eles fazem uma boa interpretação do que viram e aprenderam em Barcelona", acrescenta Miguel Ángel Portugal. O Barça marcou a amizade de Julen e Pep, que já se tinham cruzado na seleção espanhola (foram ambos ao Mundial 1994, embora o guarda-redes nunca tenha sido opção).

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG