Lopetegui considera "exagerada e mentirosa" goleada do Belenenses

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, considerou hoje "exagerada e mentirosa" a goleada sofrida pelo Belenenses (7-1) em Braga, para a Taça de Portugal, antes de atuar no Dragão, na 16.ª jornada da I Liga de futebol.

"O Belenenses está a fazer uma boa época, com coisas muito boas. É uma equipa bem organizada, difícil de bater e que irá procurar reagir ao resultado adverso na Taça com uma boa resposta frente ao FC Porto", referiu Julen Lopetegui.

Face às ausências de Brahimi e Aboubakar, ao serviço das respetivas seleções na Taça das Nações Africanas (CAN), o técnico espanhol reconheceu que "outros jogadores irão ter mais presença, poder dar um passo em frente e mostrar o seu talento".

"Vamos falar apenas dos jogadores que cá estão e desejar toda a sorte do mundo para Brahimi e Aboubakar e encontrar soluções para fazer face a uma situação pontual como a CAN", adiantou Lopetegui, desvalorizando ainda a abertura do mercado de transferências de inverno.

Para o treinador espanhol, que falava na antevisão do jogo com o Belenenses, no Olival, "o mercado abre e fecha e não há nada a fazer. Estamos todos expostos a essa situação e temos é que nos focar e concentrar no nosso trabalho diário".

Questionado se considerava que a equipa tinha dado uma boa resposta em Barcelos (5-1 ao Gil Vicente), nomeadamente com vários jogadores a marcar, no que respeita à alegada dependência do goleador Jackson Martinez, Lopetegui considerou essa situação boa para a equipa.

"Ter vários jogadores a marcar é bom, mas é um facto que Jackson nos trás muitas coisas, mesmo que não marque golos. Se tiver presença e ainda por cima marcar golos, melhor ainda. É fantástico", considerou o treinador dos 'dragões'.

Julen Lopetegui esquivou-se ainda a comentar a hipótese de reforços na janela de transferência de inverno, considerando que o que importa são os jogadores que estão no plantel e que "a equipa continue a crescer, a melhorar alguns aspetos e a consolidar os seus processos".

O facto de o FC Porto estar a marcar mais golos do que no início da época, sendo já a equipa mais concretizadora da I Liga, foi atribuído, por Julen Lopetegui, ao mérito de estar a criar mais situações de golo.

"A equipa tem melhorado em muitos aspetos, individual e coletivamente, e sabemos que se queremos chegar mais acima temos que continuar a trabalhar e melhorar ainda mais", considerou.

Julen Lopetegui fez ainda uma referência a José Maria Pedroto, numa altura em que se celebram 30 anos sobre o seu desaparecimento, concordando com o antigo treinador dos 'dragões', segundo o qual a massa associativa não era o 12.º jogador, mas sim o primeiro.

Questionado sobre a sua preferência para o vencedor da Bola de Ouro, a anunciar na segunda-feira, entre Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Manuel Neuer, Lopetegui disse que, como o futebol é um desporto coletivo, os prémios individuais não lhe interessavam.

"Os prémios individuais muitas vezes são mentirosos, além de que não acredito muito neles", disse.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG