João Moutinho salva dragão sem chama colombiana

"Bomba" do médio português negou ao Estoril a primeira vitória ante os dragões desde 1978. Ausências de James e Jackson fizeram-se sentir num jogo onde Steven Vitória bisou contra o ex-clube.

O Estoril Praia esteve a pouco minutos de derrotar o FC Porto pela primeira vez nos últimos 34 anos, mas um grande golo de João Moutinho ditou um empate 2-2, este domingo, e mantém os dragões na liderança do grupo A da Taça da Liga. Os portistas estão, inclusive, praticamente apurados para as meias finais (já não poderão encontrar o Sporting, que foi eliminado), bastando, para isso, empatar ante o Vitória de Setúbal na última ronda, desde que o Estoril não goleie na Choupana.

Vítor Pereira repetiu a fórmula utilizada na jornada anterior e apostou num "onze" quase na máxima força, promovendo apenas a troca de James Rodríguez por Kelvin. A partida disputada no Estádio António Coimbra da Mota, porém, voltou a deixar vincado que não há muita força que valha aos dragões sem os colombianos Jackson e James. O primeiro ainda foi titular, mas só durou 45 minutos, tendo saído lesionado ao intervalo e deixado o FC Porto a jogar sem um "9".

Nem com o goleador em campo, porém, o FC Porto esteve ao seu nível. Varela voltou a cair num poço sem rendimento, Kelvin ainda é um "malabarista" à margem dos processos de jogo da equipa e Danilo voltou a meter água na defesa. Foi o brasileiro quem fez a falta que valeu ao Estoril o primeiro golo do jogo, aos 15 minutos: pontapé livre de Steven Vitória, que entrou na "gaveta" da baliza à guarda de Helton, ele que também já tinha inaugurado o jogo contra o FC Porto no campeonato.

A resposta portista apareceu ao minuto 31, mas só porque o guarda-redes Mário Matos cometeu um erro ao deixar a baliza deserta, lance aproveitado por um bom golpe de cabeça de Jackson Martínez. O colombiano, contudo, foi substituído ao intervalo por precaução, após ter apresentado queixas físicas, e o FC Porto passou a jogar sem ponta de lança, até porque Kléber também está lesionado. Varela ocupou o centro do ataque, onde Lucho também apareceu várias vezes.

Os dragões ainda tiveram boas ocasiões para faturar, desperdiçadas por Kelvin, Lucho González e João Moutinho, mas foi o Estoril a adiantar-se no marcador, a partir da marca dos onze metros: penálti convertido por Steven Vitória, aos 62', depois de Otamendi ter jogado a bola com o braço. A partida parecia sentenciada, mas João Moutinho, a uns bons 25 metros do alvo, atirou uma "bomba" para o fundo das redes. O Vitória de Setúbal, que venceu o Nacional por 3-1, apurar-se-á apenas se vencer no Dragão, dia 9 de janeiro.

90+4' Final do jogo! O FC Porto continua a depender de si próprio para se apurar para as meias finais, graças ao grande golo de João Moutinho, que ditou o empate (2-2) no Estoril, depois de Steven Vitória ter colocado a equipa da casa a vencer por duas vezes, com um golo de Jackson pelo meio.

90+4' Cartão amarelo para Moutinho.

90+2' Lucho González, servido por Moutinho, remata contra um defesa já na grande área.

90' Quatro minutos de compensação...

90' Remate perigosíssimo de Carlitos, que ainda balançou a malha lateral.

90' Substituição no Estoril. Saiu Evandro e entrou Pedro Henrique.

88' GOLO DO FC PORTO! JOÃO MOUTINHO FAZ O 2-2! Um golaço do médio português, a 25 metros da baliza, que facilita - e muito! - as contas do apuramento do FC Porto.

85' Substituição no Estoril. Saiu Luís Leal e entrou Carlos Eduardo.

82' O Estoril controla a partida e está perto de vencer o FC Porto pela primeira vez desde 1978.

79' Falhanço de Lucho González, de cabeça, ao lado do alvo.

79' Substituição no FC Porto. Saiu Varela e entrou Sebá.

74' Cartão amarelo para Mário Matos, por "perder" tempo.

70' Grande defesa de Mário Matos! O passe de Lucho González para João Moutinho é fabuloso, mas o médio português, a três metros da baliza, atirou contra a perna do guarda-redes.

69' Substituição no Estoril. Saiu João Coimbra e entrou Elizeu.

67' Substituição no FC Porto. Saiu Fernando e entrou Christian Atsu.

67' As ausências, em simultâneo, dos colombianos James e Jackson parecem insuportáveis para este FC Porto.

64' A manter-se este resultado, o Estoril Praia será a única equipa do grupo A a depender de si própria para se apurar. Ao FC Porto vencer o Vitória de Setúbal poderá não bastar.

62' GOLO DO ESTORIL PRAIA! STEVEN VITÓRIA FAZ O 2-1! O central do Estoril faz o terceiro golo da época contra o FC Porto, apesar de Helton ainda ter acertado no lado para onde foi a bola.

60' Cartão amarelo para Fernando, por protestos.

59' Penálti para o Estoril Praia! Otamendi joga a bola com o braço e Jorge Ferreira não teve dúvidas em assinalar o castigo máximo.

58' Cartão amarelo para Steven Vitória, após falta sobre Moutinho, seguida por protestos.

56' O FC Porto está a apostar muitos nas tabelas curtas, perante a ausência de Jackson Martínez. Os médios jogam com maior proximidade entre si e tentam triangulações para entrar na grande área ou "espreitar" espaço para Kelvin e Varela atacarem.

53' Duas grandes defesas de Helton! Luís Leal "furou" a defesa portista e rematou forte, para uma boa intervenção do brasileiro; o atacante ainda foi à recarga e Helton respondeu com a melhor defesa, até aqui, da partida.

52' Que perdida de Kelvin! Sozinho ao segundo poste, após bom cruzamento de Varela, o brasileiro rematou de cabeça ao lado, quando tinha tudo para faturar.

51' Remate forte de Steven Defour, à entrada da grande área, muito ao lado do alvo.

49' Boa combinação ofensiva entre Danilo e Varela, mas Steven Vitória limpou o lance na hora H.

46' É Varela quem ocupa a posição de avançado centro, enquanto Lucho González descai para o lado direito e Kelvin para o esquerdo.

46' Início da segunda parte! Bola para o FC Porto.

- Substituição no FC Porto. Saiu Jackson Martínez e entrou Steven Defour. Uma misteriosa substituição, que só se justifica por eventuais problemas físicas, isto porque os dragões não têm mais pontas de lança.

45' Intervalo no Estoril.

42' João Moutinho desvia um cruzamento de Lucho González na grande área, mas rematou com pouca força e Mário Matos segurou a bola.

40' Pontapé livre batido com muita força por Danilo, que fez a bola passar a rasar a trave.

38' Ataque de Jackson Martínez pela zona central, mas a defesa do Estoril conseguiu limpar o lance, que contou ainda com a insistência de Varela.

35' O FC Porto melhora no capítulo da circulação de bola, com João Moutinho a subir de rendimento na função de pautar a produção ofensiva dos dragões. Varela está a render pouco, Kelvin está à margem dos processos de jogo da equipa.

31' GOLO DO FC PORTO! JACKSON MARTÍNEZ FAZ O 1-1! Asneira do guarda-redes Mário Matos, que saiu mal da baliza e viu Jackson Martínez, de cabeça, ganhar o lance e atirar para o fundo das redes, após cruzamento largo de Otamendi.

29' O Estoril controla o jogo, perante a incapacidade revelada pelos dragões em criar perigo até aqui.

26' Cartão amarelo para Lucho González, por travar um contra-ataque de Carlitos.

24' Os dragões não estão a conseguir furar a teia defensiva do Estoril Praia, irrepreensível taticamente até ao momento.

20' Cartão amarelo para João Coimbra, por agarrar Lucho.

19' Kelvin faz a diagonal da direita para o meio mas rematou torto e para longe do alvo.

18' Muitas dificuldades para o FC Porto face à pressão alta e agressiva do Estoril. Os dragões ainda não conseguiram construir nenhum lance de real perigo.

15' GOLO DO ESTORIL PRAIA! STEVEN VITÓRIA FAZ O 1-0! Um filme que já tinha sido visto no jogo do campeonato, com o central do Estoril a inaugurar o marcador à passagem do quarto de hora. Este foi um golaço: pontapé livre a 20 metros da baliza, com a baliza a entrar na "gaveta".

14' Cartão amarelo para Danilo, por derrubar Carlitos.

12' Anderson Luís fuzila a baliza à guarda de Helton, mas o lance foi invalidado por claro fora de jogo.

11' Valeu a velocidade de Helton a sair da baliza, evitando que o rapidíssimo Licá se isolasse.

10' Remate de Lucho González, mas completamente desenquadrado com o alvo.

8' Jackson Martínez foi às alturas cabecear, mas atirou à figura de Mário Matos.

5' O jovem brasileiro arrisca o primeiro lance individual da partida, mas foi desarmado à primeira tentativa. Na sequência do lance, valeu o corte de Otamendi, evitando que Licá ficasse isolado.

2' Kelvin já fez de "Lucho" neste FC Porto, mas para já começa a partida como extremo direito. Oportunidade, quiçá, para ganhar um lugar na equipa, isto porque Juan Iturbe não regressará ao Dragão esta época e Atsu estará no CAN em janeiro e fevereiro.

1' Jorge Ferreira apita para o início da partida! Bola para o Estoril.

ESTORIL: Mário Matos; Anderson Luís, Bruno Miguel, Steven Vitória, Tiago Gomes; Gonçalo Abreu, Evandro, João Coimbra; Luís Leal, Carlitos e Licá.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro; Fernando, João Moutinho, Lucho González; Varela, Kelvin e Jackson Martínez.

O FC Porto defronta este domingo, a partir das 18.15, o Estoril Praia, em jogo da segunda jornada da segunda fase de grupos da Taça da Liga. Os dragões lideram o grupo A, com três pontos conquistados na Madeira, frente ao Nacional (0-2), e até poderão garantir já nesta ronda o apuramento para as meias finais, caso derrotem os canarinhos e Vitória de Setúbal e Nacional empatem.

Numa prova tradicionalmente desvalorizada pelos dragões, Vítor Pereira apostou num "onze" em força na última partida e, vai voltar a repetir a fórmula. Há apenas uma oportunidade para Kelvin, no lugar do lesionado James Rodríguez, e Christian Atsu fica no banco, até porque o ganês está de saída para o Campeonato das Nações Africanas.

Os dragões regressam ao palco onde Pinto da Costa viu o milésimo jogo dos portistas desde que assumiu a presidência do clube. Na altura, o FC Porto venceu por 1-2, com uma reviravolta assinada por Varela e Jackson Martínez. O Estoril nunca conseguiu, precisamente, vencer os dragões na 'era' Pinto da Costa, embora só isso consiga manter os canarinhos em boa posição para lutar pelas "meias".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG