Jackson Martínez de ouro na vitória do FC Porto

Jackson Martínez bisa, chega ao 25.º golo na Liga e reentra no pódio da Bota de Ouro. Dragões conseguem maior triunfo em Moreira de Cónegos e ficam a torcer pelo Sporting.

O FC Porto cumpriu a sua "obrigação" antes do dérbi entre Benfica e Sporting, ao conseguir o maior triunfo do seu historial no reduto do Moreirense. Os dragões venceram em Moreira de Cónegos por 3-0, em jogo da 26.ª jornada da Liga, e ficam à espera de uma "ajuda" leonina que os relance na discussão pelo título de campeão.

Na ressaca da Taça da Liga perdida para o Sporting de Braga, os dragões regressaram aos triunfos de forma relativamente tranquila, ainda que o Moreirense tenha ameaçado várias vezes a baliza de Helton, que acabou por ser uma das figuras da partida. O destaque central, porém, vai para Jackson Martínez, que pôs fim ao jejum de seis jogos sem marcar.

O colombiano abriu o marcador aos 33 minutos, na sequência de um excelente passe de Danilo, que criou o desequilíbrio pela zona central, por onde os dragões tanto forçaram os ataques, até que a muralha montada por Augusto Inácio cedeu. O golo tranquilizou os portistas, que entraram na segunda parte como poucas vezes iniciam os jogos: a "matar".

Fernando, aos 52 minutos, na sequência de um canto, foi rápido a responder a uma primeira defesa de Ricardo Ribeiro (duas mãos cheias de boas defesas) e empurrou para o fundo das redes, estreando-se a marcar na Liga nesta temporada. O ponto final surgiu três minutos depois, com Jackson a explorar o limite do fora-de-jogo e a fazer um sublime "chapéu" a Ricardo, após passe de Lucho González.

Jackson Martínez chegou aos 25 golos na Liga e já soma 50 pontos nas contas da UEFA para a Bota de Ouro, números que colocam o colombiano no pódio, só superado pelos inalcançáveis Messi e Cristiano Ronaldo. O FC Porto cumpriu a sua parte e veste-se, agora, de verde, à espera que o Sporting consiga travar a "onda vermelha" no Estádio da Luz, domingo.

Filme do jogo:

90+3' Final do jogo! O FC Porto vence o Moreirense por 3-0, golos de Jackson Martínez (2) e Fernando, e fica provisoriamente a um ponto do Benfica, que receberá no domingo o Sporting.

90' Três minutos de compensação...

89' Grande defesa de Ricardo! Danilo deixou três defesas para trás e rematou forte, mas o guardião do Moreirense conseguiu defender para canto.

87' Substituição no FC Porto. Saiu James Rodríguez e entrou Marat Izmailov.

85' Grande defesa de Helton! Ghilas isolou-se e entrou na grande área, mas o guarda-redes brasileiro voltou a ganhar no duelo com o argelino.

81' Remate de Danilo, para Ricardo Ribeiro segurar.

80' Substituição no FC Porto. Saiu Atsu e entrou Liedson. Dragões em 4x4x2.

79' Cabeceamento de Ghilas, para defesa de Helton. Exibição incansável do avançado argelino, que merecia outro resultado.

77' Em vantagem, o FC Porto faz o jogo de posse em que tanto insistiu ao longo da época, circulando a bola com tranquilidade.

74' Substituição no FC Porto. Saiu Lucho González e entrou André Castro.

74' Substituição no Moreirense. Saiu Anilton Júnior e entrou Diego Gaúcho.

72' Lucho González perto do quarto golo! O médio argentino invadiu a grande área e enquadrou-se com a baliza, mas atirou um pouco ao lado do alvo.

68' Controlo absoluto do FC Porto, à espreita de uma goleada em Moreira de Cónegos.

65' Substituição no Moreirense. Saiu Ricardo Pessoa, lesionado, e entrou Paulinho.

62' Dez minutos do melhor futebol portista que já se viu nesta temporada, perante um Moreirense que está, agora, em claras dificuldades, depois de uma boa primeira parte.

60' Substituição no Moreirense. Saiu Wagner e entrou Rafael Lopes.

57' Remate de longe de Lucho González, a passar ao lado do alvo.

55' GOLO DO FC PORTO! JACKSON MARTÍNEZ FAZ O 0-3! A queimar o limite do fora-de-jogo, Jackson Martínez, lançado por Lucho, isolou-se e fez um belíssimo "chapéu" a Ricardo, deixado o triunfo do FC Porto praticamente sentenciado.

52' GOLO DO FC PORTO! FERNANDO FAZ O 0-2! Depois de uma defesa por instinto de Ricardo Ribeiro, Fernando foi mais rápido a chegar à recarga e empurrou para o segundo golo portista, na sequência de um canto.

48' Castro, Izmailov e Defour aquecem na equipa portista.

46' Início da segunda parte! Bola para o Moreirense.

45+3' Intervalo em Moreira de Cónegos.

45+3' Grande penalidade por assinalar a favor dos portistas. Christian Atsu foi "varrido" na grande área, mas Marco Ferreira nada assinalou, no último lance da primeira parte.

45+1' Espetacular intervenção de Ricardo Ribeiro, depois de um remate forte de João Moutinho, a cerca de 25 metros do alvo.

45' Três minutos de compensação...

44' Helton evita o golo! Fábio Espinho ficou completamente isolado, em zona de finalização, mas o médio atirou para defesa do guardar-redes brasileiro, em mais um lance em que Mangala fica muito mal na fotografia.

42' Anilton abandona o relvado de maca e com muitas queixas. O central poderá ter que ser substituído.

40' Ricardo Ribeiro nega o golo a Atsu, com uma defesa para canto, após remate cruzado do ganês.

37' FC Porto a forçar os desequilíbrios pela zona central e a prescindir, quase por completo, dos flancos.

34' GOLO DO FC PORTO! JACKSON MARTÍNEZ FAZ O 0-1! O colombiano põe fim a um jejum de mais um mês sem golos, muito graças à ação de Danilo: diagonal para a zona central e excelente passe para o colombiano, que ficou isolado e conseguiu bater Ricardo.

30' Bom cruzamento de Danilo, mas Jackson Martínez não conseguiu desviar a bola para a baliza.

28' Mangala está irreconhecível: nervoso, trapalhão, a errar muitos passes e a perder a maioria dos lances com Ghilas. James Rodríguez está "escondido" no jogo, Jackson Martínez não tem apoio na frente.

26' FC Porto com 67% de posse de bola, mas com dificuldades em invadir o meio-campo do Moreirense, quase irrepreensível nas marcações no corredor central.

23' Helton evita o golo! Ghilas ganhou no confronto físico com Mangala e deixou Otamendi para trás, mas Helton fez bem a "mancha" e evitou o golo.

21' Mais uma defesa de Ricardo, desta vez após remate rasteiro de James Rodríguez.

18' Grande defesa de Ricardo Ribeiro! Remate forte e colocado de Fernando, o primeiro do FC Porto à baliza, mas o guarda-redes defendeu para canto.

15' Cruzamento perigoso de Pintassilgo, para Helton segurar. Moreirense audaz a atacar e coeso a defender, sem oferecer espaço para o FC Porto atacar.

11' Cruzamento de Atsu, para Ricardo Ribeiro segurar, perante a proximidade de Lucho González.

10' Mangala perde a bola para Ghilas, mas Otamendi foi rápido na dobra e limpou o lance.

9' Que perdida de Atsu! Bom lance colombiano, com James a lançar Jackson e o ponta-de-lança a cruzar para a pequena área, mas Atsu, em antecipação a Anilton, não conseguiu acertar na bola.

8' Jackson Martínez, lançado por Lucho, recolhe a bola na grande área, mas atirou contra Aníbal Capela.

8' Moreirense conquista dois pontapés de canto e entra melhor que o FC Porto, que ainda não conseguiu criar perigo.

7' Helton evita o golo! Fábio Espinho invadiu a grande área e rematou cruzado, mas o guarda-redes conseguiu defender.

5' O FC Porto ainda não conseguiu aproximar-se da grande área adversária. Moreirense coeso e a fechar bem os espaços por onde o FC Porto tenta circular a bola.

3' Cruzamento largo de Florent, para as mãos de Helton. Moreirense "fechado" atrás e a espreitar saídas para o contra-ataque.

1' Marco Ferreira apita para o início do jogo! Bola para o FC Porto.

MOREIRENSE: Ricardo Ribeiro; Ricardo Pessoa, Anilton, Aníbal Capela, Florent Hanin; Vinícius, Pintassilgo, Fábio Espinho; Renatinho, Wagner e Ghilas. Suplentes: Ricardo Andrade, Paulinho, Diego Gaúcho, Tales, Belaid, Kinkela e Rafael Lopes.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro; Fernando, João Moutinho, Lucho González; James Rodríguez, Christian Atsu e Jackson Martínez. Suplentes: Fabiano, Quiñones, André Castro, Steven Defour, Marat Izmailov, Kelvin e Liedson.

O FC Porto defronta neste sábado o Moreirense (20.30), jogo cuja importância não será menor do que o Benfica-Sporting nas contas do título: de nada valerá aos portistas uma "ajuda" leonina caso não vençam, primeiro, em Moreira de Cónegos. E isso não tem sido fácil. Desde 2002, os dragões visitaram quatro vezes o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas e sempre tiveram dificuldades: empataram duas vezes, ambas 1-1 (uma delas, curiosamente, foi contra o Moreirense de Jorge Jesus, e disseram aqui "adeus" ao título, em 2005), e venceram as outras partidas por 1-0, com golos nos últimos 15 minutos.

A invencibilidade após decorridas 25 jornadas não disfarça a amargura da temporada do FC Porto, que corre o risco de terminar um ano sem civil sem títulos pela quarta vez na era Pinto da Costa, que cumpriu esta semana 31 anos na presidência do clube e anunciou a candidatura para o 13.º mandato. O presidente dos dragões só cumpriu um ano civil sem títulos em 1989, 2002 e 2005. Depois de perdida a Taça da Liga que, afinal, não era assim tão indiferente a muitos adeptos, o FC Porto procura reentrar no eixo das vitórias.

O Moreirense ganhou um novo fulgor na reta final da Liga e, com Augusto Inácio, ainda não perdeu em casa. Depois de uma derrota sofrida ao cair do pano em Alvalade, a equipa de Moreira de Cónegos poderá subir na tabela e deixar a Académica (perdeu em Braga na abertura da jornada) em zona de despromoção. "O FC Porto não está fragilizado, mas pressionado. Precisa de pontos, mas nós também", sublinhou o técnico, já depois de Vítor Pereira ter dito que se recusa a entregar as faixas ao Benfica, "pois a única diferença cifra-se em quatro pontos e eles ainda terão que ir a casa do FC Porto".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG