Jackson Martínez eleito o melhor jogador de fevereiro

Sete golos em quatro jogos deram a Jackson Martínez a distinção de melhor jogador do mês pela terceira vez. João Moutinho e Lima completam o pódio. Miguel Rosa volta a vencer na II Liga.

O ponta-de-lança do FC Porto Jackson Martínez foi eleito o melhor jogador da Liga no mês de fevereiro, na votação promovida pelo sítio oficial do organismo e pelo Sindicato de Jogadores.

O goleador colombiano, melhor marcador da Liga, com 22 golos, recolheu 23% das preferências, superando João Moutinho (16), Lima (12), Matic (8) e Ghilas (7). Jackson faturou nos quatro jogos que disputou em fevereiro: três golos frente ao Vitória de Guimarães, dois ao Rio Ave e um diante do Olhanense e do Beira-Mar. Jackson juntou a distinção de fevereiro aos meses de novembro e outubro, sucedendo ao benfiquista Matic.

Na segunda Liga, Miguel Rosa continua imparável e foi eleito o melhor jogador do mês pela sexta vez em sete possíveis. Só não foi o melhor do mês em dezembro, tendo sido relegado para o segundo lugar por Rabiola. Desta vez, Miguel Rosa teve 16% dos votos, superando Joeano (13), Luís Aurélio (11), Fernando Ferreira (7) e Bacar (4).

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.