FC Porto vence V. Setúbal no Dragão (3-0)

Depois de três bolas no ferro da baliza de Diego, Moutinho e Hulk saltaram do banco para dar um triunfo merecido aos dragões.

O FC Porto venceu hoje o Vitória de Setúbal, por 3-0, no Dragão, na partida inaugural da quarta jornada da Liga.

Vitor Pereira, técnico dos dragões, começou por surpreender ao deixar Hulk, Moutinho e Fernando no banco, entregando a titularidade a Rodríguez, Defour e Souza. Na primeira parte o FC Porto esteve longe de fazer uma boa exibição, mas ainda assim atirou três bolas ao ferro da baliza de Diego, por Souza, Rolando e Kléber.

Na segunda parte, com a entrada de Moutinho, tudo mudou. O médio português revolucionou o jogo dos dragões e abriu o marcador aos 53 minutos, com um remate rasteiro à entrada da área. O FC Porto dominou a formação sadina durante toda a segunda parte, mas só voltou a marcar após a entrada de Hulk, aos 70 minutos.

A quinze minutos do final da partida, Belluschi serviu Hulk que, na grande área, tocou para James, que rematou em arco para o 2-0. Já perto do minuto 90', novo golo para os dragões: Hulk, à entrada da grande área, serviu Belluschi, que rematou forte para o último golo da partida.

Com este triunfo, o FC Porto passa a somar 12 pontos na liderança da Liga, enquanto o V. Setúbal está na metade inferior da tabela, com quatro pontos.

- FINAL DA PARTIDA.

- 88' GOLO DO FC PORTO! BELLUSCHI! Hulk volta a estar na assistência: serviu Belluschi, que ainda de fora da área, atirou forte e rasteiro para o terceiro golo da partida.

- 80' Substituição no FC Porto. Saiu Rodríguez, muito aplaudido, e entrou Djalma.

-75' GOLO DO FC PORTO! MARCA JAMES! Grande golo dos dragões. Belluschi desmarcou Hulk, o brasileiro assistiu James e o colombiano fuzilou Diego.

- 73' Quase marca o V. Setúbal! João Silva surgiu isolado na cara de Hélton, mas o guarda-redes brasileiro evitou o golo.

- 72' Substituição na equipa do Setúbal. Saiu Jorge Gonçalves e entrou Rafael Lopes.

- 71' Substituição na equipa do FC Porto. Saiu Kléber e entrou Hulk.

- 65' Falha o segundo Moutinho! O médio surgiu sozinho na grande área, a cabecear, mas mostrou que o jogo aéreo não é o seu forte.

- 62' Remate forte de James, para defesa de Diego.

- 59' Substituição no V. Setúbal. Saiu Hugo Leal e entrou João Silva. O FC Porto continua a pressionar, em busca do segundo golo.

- 55' Remate forte de Zé Pedro, para defesa de Hélton. O jogo está mais vivo na segunda parte.

- 54' Cartão amarelo para Álvaro Pereira, por falta sobre Jorge Gonçalves.

- 53' GOLO DO FC PORTO! MARCA JOÃO MOUTINHO! Remate forte o camisola 8 à entrada da área, com Diego a ser surpreendido pela prontidão do remate.

- 52' Cartão amarelo para Cristian Rodriguez, por falta sobre Suswan.

- 50' Enorme defesa de Diego! Cruzamento do lado direito, Defour mergulhou e desviou a bola para a baliza, mas o guardião brasileiro respondeu com uma estirada impressionante.

- 48' Remate forte de Kléber, para Diego encaixar. O FC Porto parece melhor nesta segunda parte.

- INÍCIO DO SEGUNDO TEMPO! Moutinho entrou para o lugar de Souza. Bola para o FC Porto.

- 45' INTERVALO. Os dragões atiraram três bolas ao ferro da baliza do V. Setúbal, mas os sadinos têm anulado bem as intenções ofensivas do FC Porto. Com Moutinho e Hulk no banco, não há-de faltar muito até Vitor Pereira mexer na equipa.

- 44' Cartão amarelo para Neca, por falta sobre James.

- 40' Cartão amarelo para Anderson do Ó, por ter jogado a bola com a mão.

-32' Cabeceamento de Rodríguez ao segundo poste, sem perigo para Diego. Os sadinos começam a recuar no terreno, mas o FC Porto não consegue impor o seu jogo.

- 27' Outra vez no ferro! Kléber ganhou posição na zona central, rematou forte mas a bola voltou a ser devolvida pelo ferro da baliza do V. Setúbal.

- 22' Duas bolas no ferro da baliza do Setúbal! Souza cabeceou, a bola bateu na barra, e na sequência do lance, após novo cruzamento, foi a vez de Rolando acertar no ferro da baliza de Diego. Primeiras ocasiões de golo na partida.

- 17' Cartão amarelo para Maicon. O FC Porto ainda não conseguiu criar nenhum lance de golo. O Setúbal surpreende pela sua organização no Dragão.

- 12' A equipa sadina apresenta-se organizada no Dragão. O FC Porto está com dificuldades em chegar à baliza adversária.

- 7' O Vitória de Setúbal reequilibrou a partida. Não houve, ainda, ocasiões de golo para ambas as partes.

- 3' Dragões entram forte no jogo, à procura do primeiro golo na partida.

- INÍCIO DO JOGO NO DRAGÃO. Bola para o V. Setúbal.

- Marco Ferreira (AF Madeira) vai dirigir a partida.

- O V. Setúbal alinha com: Diego; Peter Suswam, Ricardo Silva, Anderson do Ó e Miguelito; Neca, Hugo Leal, Zé Pedro e Bruno Amaro; Jorge Gonçalves e Cláudio Pitbull.

- O FC Porto vai jogar com: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Belluschi, Souza e Steven Defour; Cristián Rodríguez, Kléber e James Rodriguez.

- Surpresas no onze inicial do FC Porto. Moutinho, Hulk e Fernando ficam no banco de suplentes, Rodríguez, Souza e Defour são titulares esta noite.

FC Porto e Vitória de Setúbal disputam hoje, no Estádio do Dragão (20.15), o jogo inaugural da quarta jornada da Liga. Os dragões vão procurar somar o quarto triunfo em outros tantos jogos, enquanto o V. Setúbal vai tentar rumar contra o seu historial negativo na cidade Invicta.

Este jogo será, curiosamente, o segundo em que Vitor Pereira orienta os dragões frente ao Vitória de Setúbal. Na época passada, o então adjunto de Villas-Boas substituiu o agora treinador do Chelsea, que cumpriu castigo. Um golo de penálti, apontado por Hulk (43'), deu os três pontos aos dragões.

Apesar da vitória suada na época passada, é preciso recuar até 1989 para ver um triunfo do Vitória de Setúbal no Dragão. Desde então, o melhor que os sadinos conseguiram fazer nas deslocação ao recinto do FC Porto foi empatar, por duas vezes, em 1996 e em 2005.

Os dragões vão procurar somar o 44º jogo sem perderem para a Liga, mas no estádio do Dragão o recorde é maior: os azuis e brancos não perdem no seu recinto desde 25 de Outubro de 2008 (2-3, Leixões).

Hulk está em dúvida para esta partida, mas James Rodríguez tem estado em alta no FC Porto, tendo apontado cinco golos nos dois últimos jogos oficiais. Kléber vai tentar marcar pela primeira vez no Dragão, depois de ter bisado frente à União de Leiria. Vitor Pereira, contudo, não poderá contar com Guarín, Sapunaru e Otamendi, bem como Varela, por opção.

O Vitória de Setúbal teve um início de época positivo, com uma vitória (2-1 vs Paços de Ferreira), um empate (2-2 vs Olhanense) e uma derrota (0-1 Sp. Braga). Bruno Ribeiro, técnico dos sadinos, vai tentar pontuar no Dragão, algo que já conseguiu enquanto jogador, na temporada 2005/2006.

Ler mais

Exclusivos