FC Porto despede-se com empate

FC Porto disse adeus à Taça da Liga, esta noite, depois de ter cedido um empate (2-2) diante do Gil Vicente. Hugo Vieira foi o herói gilista.

A cidade de Barcelos testemunhou o adeus dos dragões à Taça da Liga, depois de um empate (2-2) frente ao Gil Vicente. Hugo Vieira mostrou dotes de goleador, ao bisar pelos gilistas, e foi o herói da partida.

A vitória do Nacional em Aveiro retirava aos portistas as hipóteses matemáticas de uma qualificação para a meia-final da prova. Os portistas, no entanto, podiam ter saído de Barcelos com os três pontos, depois de terem estado a vencer por duas ocasiões.

Rúben Micael inaugurou o marcador para os dragões perto do intervalo, mas Hugo Vieira restabeleceu a igualdade no início da primeira parte. O mesmo jogador voltaria a marcar, já depois de novo golo portista, da autoria de Emídio Rafael. Apesar do golo, foi um jogo azarado para o lateral esquerdo, que saiu gravemente lesionado de um lance disputado junto à área portista.

Depois de terem sido finalistas vencidos na edição do ano passado, os portistas terminaram esta edição da Taça da Liga na segunda posição do grupo A.

Recorde as incidências da partida:

(90+5') - Fim do jogo em Barcelos. Os dragões dizem adeus à Taça da Liga com um empate (2-2) frente ao Gil Vicente.

Final da partida em Aveiro. O Nacional vence por 2-1 e está apurado para a meia-final da prova.

(90+2') - Emídio Rafael sai lesionado com gravidade de um lance disputado junto da área portista.

(90') - Remate forte de João Moutinho, de pé esquerdo, passou ligeiramente por cima da barra da baliza gilista.

(88') - Richard substitui Zé Luís no Gil Vicente.

(81') - Livre perigoso para o FC Porto, cobrado por Hulk, a passar ligeiramente por cima da baliza de Nuno Santos.

(75') - Muito perigo no ataque do Gil Vicente. Cruzamento flutuante de Hugo Vieira para a cabeça de André Cunha que, acabado de entrar, esteve perto de inscrever o seu nome no marcador.

(73') - No Gil Vicente, Luís Carlos é rendido por André Cunha.

(71') - Dupla-substituição no FC Porto: João Moutinho e Hulk entraram entram para os lugares de Walter e Guarín.

Em Aveiro, o Nacional volta a colocar-se em vantagem, por intermédio de Luís Alberto, aos 65 minutos. Vida complicada para a equipa portista.

(63') - Remate de ressaca de Souza defendido por Nuno Santos sobra para a recarga de Walter, que remata às malhas laterais.

(60') - GOLO do Gil Vicente! Hugo Vieira bisa na partida. O avançado gilista fugiu à defesa portista em velocidade, driblou Emídio Rafael e disparou certeiro, de pé esquerdo.

(55') - GOLO do FC Porto! Guarín descobre Emídio Rafael sem marcação na área gilista, e o lateral esquerdo portista disparou em forma, batendo Nuno Santos.

(50') - GOLO do Gil Vicente! Hugo Vieira surge ao primeiro poste, a desviar de cabeça um cruzamento de Caiçara, igualando a partida para os de Barcelos.

(49') - Boa defesa de Beto, a corresponder com segurança a um cabeceamento de João Vilela.

(46') - Início da segunda parte.

Ao intervalo, uma substituição em cada equipa. No FC Porto, Emídio Rafael substituiu Fucile. No Gil Vicente, Cláudio deu lugar a Daniel.

(45+3') - Intervalo em Barcelos. Depois de uma primeira parte pouco conseguida, o FC Porto colocou-se em vantagem perto do intervalo. Mas a vitória pode não chegar para os dragões se qualificarem. Em Aveiro, Nacional e Beira-Mar estão empatados a uma bola.

(45+1') - GOLO do FC Porto! Sem oposição, Rúben Micael finalizou com uma eficácia um contra-ataque bem conduzido pela equipa portista.

(34') - Escorregadela de Beto, após um atraso de Sereno, ia dando mau resultado para o FC Porto.

(30') - Hugo Vieira isola-se perante Beto e cai à entrada da área, à passagem do guardião portista. O arbitrou mostrou amarelo por simulação.

Em Aveiro, o Nacional adiantou-se no marcador, por Skolnik, à passagem do minuto 16. A manter-se, este resultado afasta matematicamente os portistas da prova.

(17') - Velocidade estonteante de Zé Luís a trocar as voltas à defesa portista. O remate do avançado gilista desviou na perna de Sereno e embateu na trave da baliza dos dragões.

(14') - Primeiro lance de perigo para os dragões. Micael descobre Sereno, que cruza rasteiro para o coração da área. A bola ultrapassa a defesa do Gil Vicente sem que Walter chegasse a tempo para desviar.

(1') - Início da partida em Barcelos.

(0') As escolhas de Villas-Boas para o FC Porto: Beto; Fucile, Otamendi, Maicon e Sereno; Guarín, Souza e Ruben Micael; Mariano, Walter e Rodríguez.

(0') - O Gil Vicente apresenta-se com: Nuno Santos; Júnior Caiçara, Sandro, Cláudio e Pedro Araújo; Luís Manuel, Rodrigo Galo, João Vilela e Luís Carlos; Zé Luís e Hugo Vieira.

(0') - Já há equipas oficiais.

O FC Porto visita o Gil Vicente, esta noite, à procura de conquistar o apuramento para a meia-final da Taça da Liga. A vitória pode não chegar para os portistas, que aguardam por um desaire do Nacional em Aveiro.

Os dragões têm menos três pontos que o Nacional, depois da derrota caseira com os insulares, e precisam que a equipa madeirense não some qualquer ponto no terreno do Beira-Mar.

Ler mais

Exclusivos