Aboubakar e Rúben Neves com um pé fora do FC Porto

Mercado. Avançado e médio-defensivo devem rumar ao campeonato chinês e inglês, respetivamente. Valores podem atingir os 40 milhões

Rúben Neves e Aboubakar iniciaram os treinos de pré-temporada com o FC Porto, mas a verdade é que ambos estão perto de deixar o Dragão, segundo apurou o DN. Os azuis e brancos têm propostas para as suas saídas e estão a negociar a venda do médio e do avançado, respetivamente.

A precisar de liquidez, para cumprir objetivos financeiros (como por exemplo o Fair Play Financeiro imposto pela UEFA - os dragões tinham obrigatoriamente de ter resultados positivos acima dos 20 milhões de euros neste quarto trimestre da época), a SAD portista tenta assim fazer um encaixe financeiro com os jogadores que neste momento têm mais mercado.

Rúben Neves há muito que tem vindo a ser cobiçado por emblemas ingleses e espanhóis. Apesar dos seus 19 anos, a verdade é que o internacional português é visto como um dos médios-defensivos com mais futuro no futebol europeu. Jorge Mendes é o seu empresário e está neste momento a tentar negociar a sua saída. Os dragões esperam encaixar mais de 20 milhões de euros com o jovem talento. Jurgen Klöpp, treinador do Liverpool, é um dos fãs do futebolista português.

Com Danilo de pedra e cal no meio-campo defensivo, e apesar de Nuno Espírito Santo contar com Rúben Neves, a estrutura da SAD do FC Porto entende que não pode perder a oportunidade de realizar um significativo encaixe financeiro com o jovem de 19 anos.

Outro futebolista de saída é o avançado Aboubakar. Contratado há duas temporadas ao Lorient, de França, a verdade é que o camaronês nunca convenceu totalmente, apesar de um bom início de temporada na época passada. Há algum tempo que clubes chineses acenam com uma proposta pelo jogador de 24 anos (20 milhões de euros), e embora o goleador se tenha mostrado renitente numa primeira fase a rumar aquele campeonato asiático, a verdade é que nos últimos dias terá mudado de ideias, sobretudo devido ao elevado salário que tem à sua espera.

Os dragões têm apenas 40% do passe do internacional camaronês.

Maicon rende 12 milhões

Quem também irá render uma verba considerável ao FC Porto é o brasileiro Maicon. O central de 27 anos foi emprestado ao São Paulo no início do ano e o emblema brasileiro chegou ontem a um entendimento com a SAD portista para a transferência do jogador, num negócio avaliado em 12 milhões de euros.

Segundo informações recolhidas pelo DN, o negócio é "dividido" em duas partes. O São Paulo aceitou pagar 6 milhões de euros pelo futebolista e ceder ainda 50% dos passes dos jovens Lucão e Inácio, estes avaliados em outros seis milhões de euros.

Ambos deverão mesmo chegar ao Porto nas próximas horas, de forma a realizar testes médicos, sendo incluídos também nos trabalhos de pré-temporada. Lucão, defesa-central, e Inácio, lateral-esquerdo, serão alvos de uma avaliação por parte de Nuno Espírito Santo, que posteriormente tomará uma decisão.

Exclusivos

Premium

Betinho

"NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus há seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.