FC Porto celebra cinco anos sem perder no Dragão

O FC Porto cumpre, nesta sexta-feira, cinco anos sem derrotas no Dragão na I Liga, antes de receber o Sporting. Recorde a proeza do Leixões, o último visitante a vencer, em vídeo.

O FC Porto sofreu há precisamente cinco anos a sua última derrota caseira em jogos da I Liga de futebol, depois da qual já vai com uma série de 75 jogos consecutivos a pontuar, a maior série em vigor do futebol mundial.

A 25 de outubro de 2008, um golo de Bruno China e dois de Braga, o segundo aos 79 minutos, depois de Lucho González e Lisandro terem restabelecido a igualdade, selaram o triunfo do Leixões por 3-2.

O encontro contava para a sexta jornada da I Liga de 2008/2009 e está, ainda hoje, na história, já que, depois disso, em jogos em casa para o campeonato, os "dragões" somaram 63 vitórias e 12 empates.

A série começou com Jesualdo Ferreira e, ate prosseguir já esta época com Paulo Fonseca, atravessou "incólume", os reinados de André Villas-Boas e Vítor Pereira, os técnicos que fizeram do FC Porto o atual tricampeão em título.

O registo de invencibilidade começou a 15 de novembro de 2008, com um triunfo por 2-0 face ao Vitória de Guimarães, sendo que, até ao final da época 2008/2009, os portistas cederam cinco empates, com Marítimo, Trofense, Benfica, Sporting e Sporting de Braga.

Na época seguinte, a última de Jesualdo Ferreira, os "dragões" melhoram, cedendo apenas três igualdades, perante Belenenses, Paços de Ferreira e Olhanense.

Com André Villas-Boas, que acabou o campeonato invencível, a perfeição caseira só não foi alcançada porque, no último jogo, o Paços de Ferreira logrou empatar a três no Dragão, graças a um "hat-trick" de Pizzi.

Seguiu-se Vítor Pereira, que, em duas temporadas, só cedeu três empates, dois no ano de estreia (Benfica e Académica) e um na época transata (Olhanense).

Nesta série de 75 jogos sem perder, destaque para a goleada por 5-0 ao Benfica, a 07 de novembro de 2010, com um tento inaugural de Silvestre Varela e "bis" do colombiano Falcao e do brasileiro Hulk.

Exclusivos

Premium

Livro

Antes delas... ninguém: mulheres que desafiaram o domínio masculino

As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens é o livro com as biografias de 59 mulheres que se atreveram a entrar nas profissões só de homens. O DN desvenda-lhe aqui oito dessas histórias, da barrista Rosa Ramalho à calceteira Lurdes Baptista ou às 'Seis Marias' enfermeiras-paraqueditas, entre outras