Estoril derrota FC Porto e Dragão "despede" Fonseca

Estoril vence no reduto do FC Porto pela primeira vez na sua história. Insultos, assobios e lenços brancos antecipam saída de Paulo Fonseca, após a primeira derrota no Dragão na I Liga desde 2008.

Filme do jogo:

90+6 Final do jogo! Pela primeira vez na sua história, o Estoril vence em casa do FC Porto no campeonato. Assobios, lenços brancos e insultos antecipam aquela que poderá ser a saída de Paulo Fonseca do comando técnico dos dragões. Benfica poderá ficar com sete pontos de vantagem a dez jornadas do final da I Liga, caso vença o Vit. Guimarães na segunda-feira.

90+5' Defesa de Vagner, a negar o empate a Quaresma.

90+2' Não há memória de um movimento assim: insultos, lenços brancos e assobios que não param. Os adeptos reivindicam o fim da linha para o treinador que só Pinto da Costa "segura".

90+1' Os adeptos "despedem" Paulo Fonseca com insultos bem audíveis e lenços brancos. O técnico dificilmente resistirá a isto.

90' Quatro minutos de compensação...

90' Cartão amarelo para Carlos Eduardo, por falta sobre Diogo Amado.

89' Varela cabeceia mal na grande área e desperdiça uma boa ocasião.

88' Substituição no Estoril. Saiu Balboa e entrou Bruno Miguel.

85' Vagner evita o empate! O guarda-redes defende o livre de Quaresma e Jackson, na recarga, atira para as nuvens. Está numa forma desastrosa, o colombiano.

81' Substituição no Estoril. Saiu Evandro e entrou João Pedro Galvão.

80' Dezenas de adeptos abandonam o Estádio do Dragão. Os que permanecem vão mostrando lenços brancos a Paulo Fonseca.

78' GOLO DO ESTORIL! EVANDRO FAZ O 0-1! Bola para um lado, Helton para o outro. O FC Porto está reduzido a dez unidades, em desvantagem e Paulo Fonseca dificilmente escapará a mais um mau resultado.

77' Penálti para o Estoril e Mangala é expulso! Mangala derruba Evandro, que estava isolado, e Vasco Santos aponta para a marca de grande penalidade!

75' Cabeceamento de Carlos Eduardo, sem perigo.

74' Cartão amarelo para Filipe Gonçalves, por derrubar Danilo.

73' Remate de Filipe Gonçalves, sem perigo para Helton.

72' Cartão amarelo para Evandro, por retardar a reposição da bola em jogo.

71' Substituição no FC Porto. Saiu Herrera e entrou Ghilas.

70' Paulo Fonseca chama, finalmente, Ghilas. Difícil de justificar a demora.

68' Cartão amarelo para Balboa, por conduta antidesportiva.

68' Marco Silva é expulso! O técnico do Estoril recebe ordem de expulsão, na sequência de protestos.

66' Alex Sandro falha na assistência para Varela.

65' Substituição no Estoril. Saiu Babanco e entrou Bruno Lopes.

65' Balboa falha por pouco! Remate cruzado do avançado, a sair ao lado do alvo.

64' Cabeceamento de Yohan Tavares, a sair ao lado do alvo.

64' Juan Quintero começa a aquecer...

63' Estoril quase marcava! Herrera impede o remate de Evandro, na grande área, após uma triangulação dos canarinhos.

62' Substituição no FC Porto. Saiu Josué e entrou Carlos Eduardo. Paulo Fonseca não arrisca nada.

61' Jackson desperdiça! Josué isola Jackson com um toque de calcanhar, mas o colombiano foi demasiado lento e permitiu a antecipação de Vagner.

60' Paulo Fonseca chama Carlos Eduardo...

58' Jackson, isolado por Alex Sandro, atira à figura de Vagner, mas estava em fora de jogo.

56' Cabeceamento de Jackson, sem perigo. Foi o primeiro remate do colombiano, que tem sido uma nulidade na partida, mas está demasiado "só" na grande área. O FC Porto revela dificuldades em colocar mais gente na zona de finalização e Paulo Fonseca tarda em mexer na equipa.

56' Quaresma combina com Danilo, que remata cruzado, mas não apareceu ninguém para o desvio.

54' FC Porto quase marcava! Quaresma "partiu" os rins a Tiago Gomes na grande área e enquadrou-se com a baliza, mas Vagner bloqueou o remate; Herrera foi à recarga, mas atirou ao lado do alvo.

51' Cartão amarelo para Carlitos, por falta sobre Josué.

50' FC Porto desperdiça. Varela cruza para a grande área, onde Jackson falhou novamente o desvio, e Quaresma, ao segundo poste, não conseguiu emendar para a baliza.

49' Jackson e Varela atrapalham-se e nenhum deles consegue chegar ao cruzamento de Alex Sandro.

48' Varela perde a bola à entrada da grande área e desperdiça um lance de ataque.

47' Carlos Eduardo, Licá e Ghilas aquecem no FC Porto. Juan Quintero continua sem parecer opção para Paulo Fonseca.

46' Início da segunda parte. Bola para o FC Porto.

45+3' Intervalo no Dragão, com 0-0 no marcador. Mais assobios...

45' Três minutos de compensação... e mais assobios de adeptos do FC Porto.

43' O guarda-redes Vagner esteve a receber assistência médica e parece recuperado.

41' Vagner evita o golo! Remate forte e cruzado de Varela, após assistência de Herrera, para uma defesa providencial do guarda-redes brasileiro, no melhor lance da primeira parte - e, também, um dos poucos dignos de registo.

40' Estoril continua à "espreita" do contra-ataque, mas ainda não levou nenhuma vez perigo à baliza de Helton em lances de bola corrida.

38' Fernando recebe alguns dos poucos aplausos da noite, ao corrigir um erro de Alex Sandro. O lateral brasileiro está, também, em baixo de forma, mas não há concorrência no plantel.

37' Carlitos recebe assistência médica e deixa o relvado de maca.

35' Remate colocado de Josué, para defesa de Vagner.

34' Dezenas de adeptos do FC Porto começam a assobiar a equipa: as claques respondem com aplausos e o banco de suplentes também. Helton pede apoio.

32' Quaresma cruza bem, mas não aparece ninguém para finalizar. O FC Porto está a cruzar bem e com frequência, mas os jogadores estão quase sempre mal posicionados na grande área.

30' Corte providencial de Danilo, a afastar o perigo da grande área.

28' Jackson Martínez falha a receção na grande área, após cruzamento de Alex Sandro. Assobios para o colombiano...

25' FC Porto está melhor na gestão e construção de jogo, mas está a falhar no último terço do terreno. Jackson Martínez continua a ser uma "sombra" do que já mostrou ser.

23' Defesa de Vagner, após pontapé livre de Quaresma. O extremo quis bater a bola parada, mas já se sabe que é melhor a cruzar do que a rematar nos livres.

20' FC Porto está a explorar toda a largura no meio-campo do Estoril, mas não está a ser incisivo no ataque à baliza de Vagner: nenhum remate enquadrado com o alvo.

17' Alex Sandro arranca o cruzamento, mas sobra para Vagner. FC Porto a subir de rendimento na partida, a pressionar com as linhas altas e a explorar a profundidade nos dois flancos.

15' Varela desperdiça! Bom cruzamento de Danilo, mas o extremo falhou a finalização na grande área e ainda impediu que Herrera, em melhor posição, pudesse atirar à baliza.

13' Bom corte de Yohan Tavares, a impedir que Herrera isola-se Jackson.

12' Josué mete a bola em Varela, na grande área, mas o extremo abordou mal o lance e perdeu uma boa ocasião para criar perigo.

9' Quaresma tenta o desequilíbrio e ganha o primeiro canto para o FC Porto.

7' Quaresma tenta a assistência de calcanhar na grande área e perde o lance.

6' Estoril cria perigo. Num lance de insistência do ataque do Estoril, valeram os sucessivos cortes da defesa portista e a intervenção de Helton.

5' Remate forte de Diogo Amado, a sofrer um desvio e a sair para pontapé de canto. Estoril ao ataque no Dragão.

2' As assistências no Estádio de Dragão continuam a descer a pique. Não estará mais do que "meia casa" a assistir à partida.

1' Vasco Santos apita para o início do jogo! Bola para o FC Porto.

FC PORTO: Helton; Danilo, Abdoulaye Ba, Eliaquim Mangala, Alex Sandro; Fernando, Héctor Herrera, Josué; Silvestre Varela, Ricardo Quaresma e Jackson Martínez. Suplentes: Fabiano, Maicon, Carlos Eduardo, Juan Quintero, Ricardo, Licá e Nabil Ghilas.

ESTORIL: Vagner; Mano, Yohan Tavares, Rúben Fernandes, Tiago Gomes; Diogo Amado, Filipe Gonçalves, Evandro; Carlitos, Babanco e Javier Balboa. Suplentes: Ricardo Ribeiro, Anderson Luis, Bruno Miguel, Emídio Rafael, João Pedro Galvão, Gerso e Bruno Lopes.

O FC Porto defronta neste domingo (19.15) o Estoril, à procura de recuperar o segundo lugar, perdido à condição para o Sporting, e de ficar provisoriamente a um ponto do Benfica (defronta o Vit. Guimarães na segunda-feira), à passagem da 20.ª jornada da I Liga. É o terceiro embate da época entre dragões e canarinhos, depois do empate na Amoreira (2-2) e do sofrido triunfo portista na Taça de Portugal (2-1).

No "intervalo" da eliminatória europeia com o Eintracht Frankfurt, só a vitória interessa aos pupilos de Paulo Fonseca, técnico cada vez mais contestação no Dragão e que dispõe de nova oportunidade para fazer as "pazes" com a massa adepta. O nível exibicional portista subiu nas últimas partidas, mas a consciência tarda em aparecer e nem a mostrar o melhor futebol da época "este" FC Porto conseguiu, ainda, convencer.

O Estoril, por sua vez, está em luta acesa pelo 4.º lugar e Marco Silva garante uma equipa pronta "para lutar pelos três pontos" no Dragão, depois de quase ter afastado o FC Porto da Taça de Portugal. Técnico cada vez mais apreciado no futebol nacional, o timoneiro canarinho tenta dar sequência aos triunfos frente a Académica e Sp. Braga, ainda que a equipa da Linha nunca tenha vencido no reduto portista.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG