Dragões derrotados e humilhados em Barcelos (3-1)

Benfica já leva cinco pontos de vantagem sobre os dragões, que voltaram provar o sabor da derrota na Liga, 55 jogos depois.

O FC Porto já está a cinco pontos do líder Benfica, depois de ter perdido em Barcelos com o Gil Vicente, por uns impensáveis 3-1, em jogo da 17.ª jornada da Liga. A equipa de Barcelos pôs fim a uma sequência de 55 jogos consecutivos do FC Porto sem perder e os dragões falharam, assim, por um jogo, o objetivo de igualar o registo do Benfica, recorde nacional.

Os dragões protagonizaram uma das piores partidas dos últimos tempos, afirmação ilustrada pelo número de remates do FC Porto à baliza na primeira parte: zero. O Gil Vicente, por sua vez, deu uma lição de eficácia aos dragões, uma vez que fez três golos nos únicos três remates à baliza.

Cláudio, aos 15 minutos, colocou o Gil Vicente em vantagem, na sequência de um cabeceamento após pontapé livre. O FC Porto revelou dificuldades em chegar à baliza adversária, mas aos 23' minutos Daniel Faria atingiu Defour com o cotovelo na grande área, tendo inclusivé deixado o médio belga a sangrar. Bruno Paixão nada assinalou.

Já perto do intervalo, o Gil Vicente conquistou mesmo uma grande penalidade, por Otamendi ter jogado a bola com o braço. O lance, contudo, é precedido de um fora de jogo de André Cunha, não assinalado pelo árbitro auxiliar. Alheio aos protestos dos dragões, Cláudio atirou a contar e fez o 2-0.

No início da segunda parte, com o FC Porto a jogar com três centrais, o Gil Vicente acabou com as aspirações dos dragões, quando André Cunha 'partiu os rins' a Rolando antes de fazer o 3-0. O melhor que o FC Porto conseguiu fazer foi reduzir, aos 77 minutos, por intermédio de Varela, após passe de Belluschi.

Filme do jogo:

90' Excelente defesa de Adriano! Bom cabeceamento de Kléber, para uma grande intervenção do guardião gilista.

84' Remate forte de James, para defesa apertada de Adriano. A equipa do Gil Vicente está estoirada fisicamente.

82' Substituição no Gil Vicente. Saiu André Cunha e entrou Mauro.

81' Cartão amarelo para Belluschi, por protestos.

81' Danilo, na grande área, tentou um chapéu a Adriano, mas saiu fraco e desenquadrado. Só dá FC Porto nesta fase do jogo.

79' O Gil Vicente defende com os onze jogadores atrás da linha da bola. O FC Porto tenta reduzir para chegar ao pressing final.

77' GOLO DO FC PORTO! VARELA! Bom passe de Belluschi, a isolar o extremo português para, finalmente, um tiro certeiro dos dragões.

75' Cabeceamento de Maicon, após canto de Danilo, novamente para a bancada. Só uma reviravolta épica dará um ponto ao FC Porto esta noite.

73' Substituição no FC Porto. Saiu Defour e entrou Cristian Rodríguez.

72' Bom remate de Belluschi, novamente a falhar o alvo.

69' Vítor Pereira arriscou um 3x4x3 na segunda parte, mas o efeito foi quase nulo. Os dragões não estão a conseguir superar o Gil Vicente.

64' O FC Porto instalou-se no meio campo do Gil Vicente, mas não consegue penetrar na muralha gilista.

61' A confirmar-se a vitória do Gil Vicente, o FC Porto não só ficará a 5 pontos do líder Benfica como terminará em Barcelos uma série de 55 jogos sem perder na Liga. O recorde pertencia ao... Benfica, com 56 jogos.

60' Cartão amarelo para Rolando.

59' Aí está o primeiro remate do FC Porto à baliza em todo o jogo. Cabeceamento fraco de Varela, para defesa fácil de Adriano.

57' Os adeptos do Gil Vicente gritam "olé" nas bancadas. O FC Porto está a ser completamente dominado pelos gilistas.

54' A eficácia da equipa do Gil Vicente é absolutamente perfeita: três remates à baliza, três golos. O FC Porto ainda não acertou no alvo.

52' GOLO DO GIL VICENTE! ANDRÉ CUNHA! Que golaço do médio português! André Cunha correu meio campo antes de "partir os rins" a Rolando e atirar para o terceiro da noite.

50' Cruzamento de Varela para intercepção segura de Adriano. O FC Porto está melhor na segunda parte, mas dificilmente poderia fazer pior que na primeira.

49' Nova polémica na grande área do Gil Vicente. Kléber, tocado por Adriano, caiu na grande área gilista. Bruno Paixão nada assinalou.

47' Bom remate de Belluschi, mas também ao lado.

46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE! Bola para o FC Porto.

- Dupla substituição no FC Porto. Saíram Souza e Otamendi e entraram Belluschi e Danilo.

45+2' INTERVALO EM BARCELOS! O FC Porto está a fazer, indiscutivelmente, o pior jogo da temporada, não tendo feito um único remate à baliza em toda a primeira parte. Cláudio, defesa central, fez os dois golos da partida, mas o segundo, de penálti, foi irregular. Antes, Bruno Paixão não assinalou uma grande penalidade clara sobre Defour. A polémica promete estender-se para além do final da partida.

45+2' Defour introduz a bola na baliza do Gil Vicente, mas o golo foi anulado por ter jogado a bola com a mão. Cartão amarelo para o belga.

45+1' GOLO DO GIL VICENTE! CLÁUDIO! Helton ainda acertou no lado e tocou na bola, mas não evitou o segundo golo do Gil Vicente.

45' Grande penalidade a favor do Gil Vicente! Otamendi jogou a bola com o braço e viu o cartão amarelo, mas André Cunha fez o cruzamento quando estava em fora de jogo. Má decisão da equipa de arbitragem.

41' Terceiro remate da partida para o FC Porto, mas novamente para a bancada. Os dragões arriscam-se a terminar a primeira parte sem nenhum remate à baliza.

41' Primeiro (!) canto em toda a partida, conquistado por James Rodríguez.

38' O Gil Vicente vai justificando a vantagem no marcador, à mercê de uma boa pressão a meio campo e de uma exibição irrepreensível a nível defensivo. Os dragões estão a fazer aquela que é, até aqui, uma grande candidata a pior exibição da época.

36' Adriano, guarda-redes do Gil Vicente, continua sem ter efetuado nenhuma defesa na partida e vai tendo uma noite incrivelmente tranquila.

32' Kléber ainda não tocou na bola, quando está completa a primeira meia hora da partida. Uma nulidade no ataque portista, em comparação, por exemplo, com Hugo Vieira. James Rodríguez também está apagado e só João Moutinho vai dando alguma luz ao futebol dos dragões.

29' Hugo Vieira está a ser um quebra cabeças para os centrais do FC Porto. O português soltou-se da marcação de Otamendi e rematou ao lado da baliza de Helton.

27' Remate rasteiro de Maicon, à entrada da grande área, sem perigo para Adriano. Os dragões contam apenas com dois remates na partida, ambos para fora.

24' Polémica na grande área do Gil Vicente. Daniel Faria atingiu Defour com o cotovelo e o médio belga ficou mesmo a sangrar. Grande penalidade por assinalar a favor do FC Porto.

22' Primeiro remate do FC Porto na partida. João Moutinho passou por Galo na grande área e tentou assistir Álvaro Pereira, mas o uruguaio atirou para a bancada.

22' Decorrida a primeira metade do primeiro tempo, o FC Porto continua sem rematar. Os dragões não conseguem sequer aproximar-se da baliza à guarda de Cláudio, apesar de tentarem subir a linha de pressão.

19' Hugo Vieira, solto na grande área após ter ganho a bola a Souza, fica em boa posição para bater Helton. O avançado português, contudo, rematou controla a barriga de Otamendi e ficou a pedir grande penalidade.

19' O Gil Vicente controla o jogo e ameaça chegar ao segundo golo.

15' GOLO DO GIL VICENTE! CLÁUDIO! Pontapé livre marcado por Richars, para um cabeceamento certeiro de Cláudio. Os primeiros 15 minutos do FC Porto são sérios candidatos a piores da temporada.

12' Nenhum remate na partida, quer do Gil Vicente, quer do FC Porto. Nos dragões, nota apenas para um mau cruzamento de Álvaro Pereira, que hoje surge bem menos ofensivo no flanco esquerdo.

10' Irreconhecível o meio-campo do FC Porto. Defour limita-se a jogar em passe curto, enquanto João Moutinho tem falhado todos os passes longos. Vão valendo as diagonais de James Rodríguez, mas o FC Porto falhou quase todos os passes longos nestes primeiros 10 minutos.

7' Péssima entrada em jogo por parte dos dragões, que têm acumulado uma quantidade significativa de passes errados e bolas perdidas. O Gil Vicente tenta pressionar alto.

4' Início de jogo sem superioridade evidente de nenhuma das equipas. Várias perdas de bola por parte do FC Porto, algo anormal na equipa treinada por Vítor Pereira.

- INÍCIO DO JOGO! Bola para o Gil Vicente.

Gil Vicente: Adriano; Daniel, Halisson, Cláudio e Júnior Caiçara; Luís Manuel, Pedro Moreira e André Cunha; Rodrigo Galo, Hugo Vieira e Richard.

Suplentes: Jorge Baptista, Tó Barbosa, Yero, Paulo Lima, Mauro, Roberto e Guilherme.

FC Porto: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Souza, Defour e João Moutinho; James, Kléber e Varela.

Suplentes: Bracali, Danilo, Mangala, Iturbe, Belluschi, Cristian Rodríguez e Vion.

Vitor Pereira promoveu apenas uma alteração em relação à equipa que derrotou o V. Guimarães. Souza entra para o lugar do castigado Fernando, enquanto Maicon mantém-se como lateral direito. Danilo fica no banco, Varela joga no ataque com Kléber. A equipa de Barcelos joga com a mesma equipa que Paulo Alves utilizou no estádio da Luz.

Os dragões precisam de conquistar os três pontos para manterem as distâncias para o Benfica, mas também para igualarem o recorde de invencibilidade em campeonatos portugueses, que já dura há 55 partidas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG