Benfica vence no Dragão e está com um pé no Jamor
Fábio Coentrão e Javi García marcaram os golos do Benfica na vitória (2-0) sobre o FC Porto, esta noite, no Estádio do Dragão. Os encarnados estão mais perto da final do Jamor.
O Benfica está com um pé na final da Taça de Portugal, depois de ter vencido o FC Porto, esta noite, no Dragão, por 2-0. Fábio Coentrão e Javi García marcaram os golos da equipa das águias, que chegou ao final da partida reduzida a dez elementos.
Jorge Jesus conquistou a primeira vitória da sua carreira no reduto dos portistas, vingando a goleada sofrida (5-0) no mesmo relvado, para o campeonato, há apenas três meses.
O FC Porto apresentou-se com novidades na defesa: Sereno assumiu a posição de lateral esquerdo, ao passo que Otamendi foi relegado para o banco de suplentes, cedendo o lugar a Maicon. Foi precisamente uma falha do central brasileiro que permitiu a Coentrão isolar-se na cara de Helton, aos 6 minutos, marcando o primeiro golo do Benfica.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Javi García dilatou a vantagem aos 26 minutos, através de um remate de longe, onde Helton não fica isento de culpas. A reacção dos dragões fez-se através das investidas de Hulk e Varela, mas não surtiu efeito. Nem mesmo depois da expulsão de Fábio Coentrão, aos 59 minutos, por acumulação de amarelos. Pela primeira vez esta época, os portistas ficaram em branco no marcador.
O Benfica parte com dois golos de vantagem para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, que se disputa a 20 de Abril, no Estádio da Luz.
Reveja as incidências da partida:
90'+4' - Júlio César, guarda-redes do Benfica, recebe um cartão amarelo por demorar a marcar um pontapé de baliza.
90' - O árbitro dá quatro minutos de compensação. No Benfica, sai Gaitán e entra Jara. Aimar vê um cartão amarelo por uma entrada sobre o portista Fernando.
86' - César Peixoto é assistido no relvado.
84' - Cartão amarelo para Freddy Guarín, por protestos.
80' - Substituição no FC Porto: entra Ruben Micael, sai Sereno.
75' - Varela finta assiste Sapunaru num remate fraco, incapaz de assustar a baliza benfiquista.
73' - Christian Rodrígueza remata e Luisão afasta o lance.
72' - Luisão corta de cabeça um cruzamento de Hulk, depois de um contra-ataque do avançado portista.
68' - Rodríguez arma o remate, de muito longe, sem importunar com perigo a baliza de Júlio César.
67' - Substituição no Benfica; sai Saviola, entra Pablo Aimar.
66' - Grande lance de Saviola, a recuperar a bola e a passar por dois jogadores. O argentino fez um túnel a Rolando, mas foi travado por Maicon.
64' - Substituição no FC Porto: Guarín entra para o lugar de Belluschi.
62' - O árbitro mostra o cartão amarelo a Cardozo, por uma falta sobre Sapunaru. O paraguaio arriscou a expulsão depois de uma forte cotovelada a ao jogador do FC Porto.
59' - Fábio Coentrão é expulso por acumulação de cartões amarelos, depois de uma falta a meio-campo sobre Sapunaru.
55' - Coentrão e Belluschi envolvem-se numa disputa de bola, junto à linha de fundo. O benfiquista fica a reclamar falta, mas o árbitro nada assinala.
53' - João Moutinho remata, mas a bola passa ao lado da baliza, falhando o golo para o FC Porto.
47' - Hulk ganha o flanco esquerdo em velocidade a Luisão, dribla o central brasileiro e cruza tenso, mas Sidnei aparece a cortar para canto.
46' - Começa a segunda parte. Benfica com a posse de bola. No FC Porto, entra Christian Rodríguez e sai James.
45' - Termina a primeira parte do clássico FC Porto-Benfica no Estádio do Dragão. O portista James Rodríguez vê o cartão amarelo por tentar simular uma grande penalidade.
40' - Falta de Varela sobre Javi García.
38' - O portista Beluschi remata e a bola entra, mas está fora de jogo. Reage de forma intempestiva e não está nada agradado com o resultado.
37' - O árbitro interrompe temporariamente o jogo devido ao arremesso de alguns objectos para o relvado por parte dos adeptos.
36' - Falta de Gaitán sobre Sapunaru.
32' - Sereno vê o cartão amarelo por derrubar o benfiquista Salvio.
31' - Grande pormenor técnico de Varela no contra-ataque portista, a tirar César Peixoto do caminho, mas a rematar ao lado.
27' - Fábio Coentrão cai e pede a entrada dos médicos no relvado, queixando-se de dores na perna após um toque involuntário de Hulk.
26' - Javi Garcia marca o segundo golo da noite, disparado de longe, aproveitando uma falha de Helton e o alívio de Ronaldo após um contra-ataque encarnado.
21' - Livre de Hulk ao lado da baliza encarnada.
20' - Helton ia perdendo a bola junto à baliza portista, com Cardozo por perto, e é vaiado pelos adeptos, pedindo desculpa a seguir.
19' - Combinação entre Sapunaru e Varela, que beneficia da posição de fora-de-jogo para cruzar para o coração da área benfiquista onde, isolado, James falhou o desvio.
17' - Hulk cobra o livre contra a barreira e, na recarga, remata tenso às malhas laterais, criando a ilusão de golo no Dragão.
16' - O árbitro mostra o cartão amarelo a Fábio Coentrão por falta sobre Hulk. O lateral benfiquista falhou o tempo de corte e acabou por pontapear com força a perna de Hulk.
10' - Sereno disputa a bola com Saviola e cai no relvado, queixando-se de ter sofrido um toque na cara pelo braço do avançado Argentino.
6' - Saviola aproveitou uma distracção de Maicon e passou para Fábio Coentrão, que fez o primeiro golo da noite para o Benfic.
3' - Arrancada de Hulk pela direita, mas quando o brasileiro tira o cruzamento, o juiz auxiliar que acompanha o ataque portista levanta a bandeirola dizendo que a bola já tinha saído.
1' - Começa a partida no Estádio do Dragão.
-Novidades na faixa esquerda das duas equipas: o FC Porto aposta em Sereno para defesa esquerdo e Benfica actua com César Peixoto no lugar de Aimar.
- No FC Porto, Villas-Boas aposta em Sereno na lateral esquerda, enquanto Maicon actua no centro da defesa, substituindo Otamendi.
- César Peixoto é a novidade de Jorge Jesus no onze encarnado. Aimar fica no banco. Júlio César titular na baliza.
- Cinco minutos depois do autocarro portista foi a vez de chegar o do Benfica. Com grande aparato policial a acompahá-la, a comitiva encarnada entrou no parque do estádio do Dragão sem registo de incidentes, ao contrário do que acontecera em visitas anteriores.
- O autocarro com os jogadores do FC Porto já chegou ao estádio, por volta das 19.05.
- Adeptos do Benfica, cerca de 1500, que vieram de Lisboa chegaram escoltados por grande aparato policial, inclusive por um helicóptero ao serviço da segurança escalada para este encontro.