06 julho 2017 às 15h00

Ex-campeão mundial Garry Kasparov regressa à competição 12 anos depois

Jogador não confirmou se o regresso à competição é permanente

Lusa

O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov anunciou esta quinta-feira que vai regressar à competição durante um torneio do circuito mundial em St. Louis, nos Estados Unidos, 12 anos depois de se ter retirado.

"A história está em St. Louis. Os melhores jogadores do passado e do presente irão enfrentar-se nos Estados Unidos. O lendário campeão do mundo Garry Kasparov vai sair da aposentadoria para jogar contra os melhores talentos de xadrez moderno", anunciaram os organizadores do evento, em comunicado.

Apesar do regresso, o jogador russo Kasparov não confirmou se este será permanente.

"Eu tenho a impressão que vou aumentar a média da idade [de jogadores de xadrez] e diminuir a minha posição no ranking", escreveu Kasparov, de 54 anos, no Twitter, acerca da sua presença no torneio Rapid and Blitz, uma competição integrada na Taça Sinquefield, na qual também vai estar o atual campeão do mundo, o norueguês Magnus Carlsen, de 26 anos.

Garry Kasparov , considerado como um dos melhores jogadores de todos os tempos, dominou o xadrez entre 1985 e 2000 e foi um dos criadores do Grand Chess Tour, um circuito que reúne os melhores jogadores do mundo.

Em St. Louis, de 14 a 19 de agosto, o apelidado "ogre de Baku" terá de enfrentar outros nove jogadores, incluindo seis membros do Grand Chess Tour.