Portugal nas meias-finais após vitória nos penáltis

Após o empate 1-1 com a Polónia, o jogo foi decidido nos penáltis. Rui Patrício defendeu o remate de Blaszczykowski e Quaresma não perdoou na última grande penalidade

Pela quinta edição consecutiva, Portugal está nas meias-finais de um Campeonato da Europa de futebol. Esta quinta-feira, a seleção nacional derrotou a Polónia (5-3) no desempate por penáltis, após um empate 1-1 nos 120 minutos. Em Marselha, Rui Patrício foi decisivo, ao defender o quarto remate dos polacos, batido por Blaszczykowski. Depois, Ricardo Quaresma voltou a ser o talismã e carimbou o 5-3 final.

No entanto, antes de mais um desfecho festivo, os portugueses tiveram de sofrer, como já tem sido habitual neste Euro 2016. Lewandowski adiantou a Polónia, logo ao minuto 2. E Portugal só conseguiu reagir a meio da primeira parte. Aos 33', Renato Sanches - que se estreou a titular- marcou o 1-1, num belo tiro de fora da área.

No segundo tempo, os portugueses estiveram mais perto do golo mas pecaram na finalização. E, no prolongamento, as cautelas de ambas as equipas não geraram ocasiões de perigo.

Chegado o desempate na marcação de grandes penalidades, Cristiano Ronaldo, Renato Sanches, João Moutinho, Nani e Ricardo Quaresma (por esta ordem) não falharam. Quando Patrício saltou para a sua esquerda para travar o remate de Blaszczykowski, Portugal ficou a um "passinho" do apuramento. E Quaresma deu esse passo, o 5-3. Segue-se País de Gales ou Bélgica (jogam esta sexta-feira) como rival das meias-finais: o jogo é na quarta-feira, dia 6, em Lyon (20.00).


Filme da partida:

Ler mais

Exclusivos