11 julho 2016 às 17h21

Este é o melhor jogador do campeonato europeu

É o primeiro futebolista a ser distinguido sem se ter sagrado campeão europeu, título conquistado por Portugal

Lusa/ DN

Seis golos, alguns deles decisivos, deram a Antoine Griezmann o troféu de melhor jogador do campeonato europeu de futebol. O francês foi o escolhido pelas equipa de 13 observadores técnicos da UEFA, o organismo que rege o futebol europeu.

"Griezmann foi uma ameaça em todos os jogos. Trabalha muito pela sua equipa e tem técnica, visão e acabamentos de qualidade", sublinhou Ioan Lupescu, diretor técnico.

Aos 25 anos, o neto de portugueses é o primeiro futebolista a ser distinguido desta forma sem se ter sagrado campeão europeu, título conquistado por Portugal.

O atleta francês foi ainda eleito o melhor marcador do campeonato com seis golos (dois deles nas meias finais contra a Alemanha e responsáveis pela presença da França na final) e duas assistências.

Griezmann ficou praticamente sem rival na corrida ao troféu destinado ao melhor jogador da prova quando o avançado português Cristiano Ronaldo, a maior referência da equipa portuguesa, teve de ser substituído aos 25 minutos do jogo disputado no Stade de France, em Saint-Denis, devido a lesão.

O painel de observadores técnicos da UEFA é liderado pelo romeno Ioan Lupescu e integra algumas das principais figuras da modalidade, como Alex Ferguson, Alain Giresse, David Moyes, Savo Milosevic, Gareth Southgate e Jean-François Domergue.