"Depois de Ronaldo Portugal vai ter Renato"

Lothar Matthäus, antiga glória do futebol alemão acredita que este pode ser "o Europeu de Portugal e Ronaldo", mas Renato Sanches é quem mais o tem impressionado

Lothar Matthäus, campeão europeu pela Alemanha em 1980 e Bola de Ouro em 1991 , tem sido um seguidor particularmente atento do Euro 2016, quer no papel de comentador televisivo quer no de colunista em várias publicações internacionais. E na hora de escolher o jogador que mais o encanta no torneio francês, Renato Sanches é o nome de eleição.

"Renato Sanches tem sido o jogador mais impressionante do Europeu. Ninguém o conhecia e joga como gente grande. Depois de Cristiano Ronaldo, Portugal vai ter Renato", elogiou Matthäus, que crê que os 35 milhões de euros que o Bayern Munique investiu na sua contratação (verba que pode aumentar com variáveis) foram bem gastos e na altura certa. "O Bayern contratou-o a tempo, hoje já valeria muito mais", sublinhou, em declarações ao DN, o ex-jogador do Bayern e do Inter de Milão, entre outros, hoje com 55 anos.

Após as suspeitas em torno da idade do jogador, dissipadas com a divulgação, por parte do DN, do registo do internamento da mãe de Renato no hospital (a 18 de agosto de 1997), Matthäus concordou que o ex-médio do Benfica não aparenta ter 18 anos... mas por motivos bem diferentes. "Dizem que não tem 18 anos e percebo, mas não é pela aparência, é pela sua maturidade em campo. É um box-to-box completo e Portugal melhorou muito desde a sua entrada. Não há outro jogador de 18 anos assim", elogiou.

Após a atípica fase de grupos, na qual Portugal não venceu um único jogo, a seleção nacional está a uma vitória de um título inédito, inesperado e histórico. "Portugal tem sabido ultrapassar os seus obstáculos. Se é verdade que ainda não tinha vencido nenhum jogo nos 90 minutos, também não perdeu nenhum. Croácia e País Gales não conseguiram marcar-lhes, a Polónia só marcou uma vez. Penso que estão a evoluir", analisou.

Cristiano Ronaldo é tema incontornável quando se fala das hipóteses de Portugal vencer o Europeu. Para Matthäus, vencer o Europeu "completaria" a carreira do mais internacional português, que se marcar na final se torna o maior goleador da história dos Europeus. "Este pode ser o Europeu de Portugal e também de Ronaldo. Já fez 30 anos [tem 31] e é uma oportunidade única para ser campeão europeu. É um título que completaria a sua carreira. Depois de ganhar um título pelo seu país, pode ser considerado um herói nacional", vincou.

Matthäus não arrisca um prognóstico para a final de amanhã entre Portugal e França, no Stade de France, após ter visto a "sua" Alemanha cair nas meias-finais. "A final será um jogo difícil para as duas seleções. A França tem Griezmann ou Pogba, Portugal tem Ronaldo ou Renato. Talvez a França tenha um pouco mais de experiência, mas a Alemanha era a campeã mundial e infelizmente não conseguiu vencer", lembrou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG