Equipa portuguesa vence uma regata e sobe na classificação

A tripulação portuguesa da equipa "Visit Madeira" subiu duas posições, de 7º para 5º, na classificação do circuito de Sydney da Extreme Sailing Series, uma quase Fórmula 1 da vela.

No segundo de quatro dias de provas, cada equipa fez quatro regatas e a tripulação liderada pelo ex-velejador olímpico Diogo Cayolla venceu a última (a sua terceira vitória na época, depois de uma em Hamburgo e de outra em Lisboa).

Ontem, a equipa teve um acidente (capotou o catamarã) e por isso só completou duas das três corridas do dia (o mesmo aconteceu com os britânicos do Land Rover BAR). Hoje voltou ao mar e nas quatros regatas que fez, além da vitória na última, fez dois segundos lugares e um sexto.

A jornada de hoje em Sydney - a última de um campeonato com oito circuitos - foi novamente marcada por ventos fortes (às vezes com rajadas de 35 nós, ou seja, 64,8 Km/h). A organização decidiu dividir a frota de oito catamarãs em duas de quatro. Cada um dos grupos fez duas regatas, as duas primeiras do dia. Nas duas últimas os oito catamarãs competiram juntos.

Foi uma destas regatas, com toda a frota no mar, que Diogo Cayolla e os seus companheiros venceram. A equipa chegou à primeira boia em 4º lugar e depois foi a única a escolher o lado esquerdo do campo das regatas para fazer o segundo bordo. Os ventos premiaram esta opção e a equipa chegou à segunda ronda já na liderança, posição que manteria e até ao final.

No topo da tabela classificativa continua a luta entre o Oman Air e o Alinghi (os primeiros lideram a classificação do campeonato com apenas dois pontos de vantagem sobre os segundos). Em Sydney, o Alinghi lidera, também com apenas dois pontos de vantagem. Está tudo em aberto quanto à vitória no campeonato, que terminará domingo.

Classificação provisória em Sydney (ao fim de dois dias)

1º Alinghi - 67 pts

2º Oman Air - 65

3º Red Bull - 62

4º Land Rover BAR - 57

5º Visit Madeira - 51

6º SAP Extreme - 49

7º RNZYS Lautrec Racing - 44

8º Team Australia - 38

Classificação geral no campeonato (sem os pontos de Sydney)

1º Oman Air - 79 pts

2º Alinghi - 77

3º Red Bull - 73

4º SAP Extreme - 61

5º Land Rover BAR - 54

6º Visit Madeira - 49

7º China One - 29

8º Team Turx - 11

Exclusivos