26 junho 2018 às 10h38

E a meio do Mundial começa... a Liga dos Campeões

FC Santa Coloma, de Andorra, La Fiorita, de San Marino, Drita, do Kosovo, e o Lincoln Red Imps, de Gibraltar, disputam um lugar na primeira pré-eliminatória da Champions. Equipas defrontam-se num mini torneio

Rui Salvador

No que ao futebol diz respeito, esta terça-feira fica marcada, obviamente, pelo segundo dia da última jornada da fase de grupos do Mundial 2018. Um dia depois de Portugal ter garantido que, pelo menos, ainda faz mais um jogo na Rússia, frente ao Uruguai, arranca a maior e mais importante competição de clubes do planeta: a Liga dos Campeões.

Mesmo que não existisse Mundial, os jogos da fase preliminar da Liga dos Campeões passariam muito provavelmente despercebidos à maioria dos fãs e dos adeptos do futebol. No entanto, a verdade é que, no mesmo dia, existem em simultâneo jogos das mais importantes competições futebolísticas.

Assim, a fase preliminar da Liga dos Campeões juntam os campeões dos quatro países piores classificados do ranking de clubes da UEFA em 2017. FC Santa Coloma, de Andorra, La Fiorita, de San Marino, Drita, do Kosovo, e o Lincoln Red Imps, de Gibraltar, disputam um lugar na primeira pré-eliminatória da Champions.

E é precisamente em Gibraltar, no Estádio Victoria, que se disputam os três jogos - meias-finais e final - que vão decidir quem avança para defrontar os suecos do Malmö a 10/11 e 17/18 de julho.

O cabeça-de-série FC Santa Coloma defronta o Drita e na segunda meia-final o outro cabeça-de-série é a equipa da casa, o Lincoln Red Imps, que defronta os kosovares do Drita. A final disputa-se na próxima sexta-feira, dia 29 de junho.

O vencedor da final de dia 29 segue então em frente na Liga dos Campeões, com as restantes três equipas desta final four a transitarem para a segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

Espanha, Inglaterra e Alemanha com 7 equipas, Liechtenstein com... uma

De acordo com o ranking de coeficientes de clubes por país da UEFA, em 2017, os países mais representados nas competições europeias são Espanha, Inglaterra e Alemanha, com sete equipas.

Por outro lado, o país menos representado, dos 55 presentes no ranking, é o Liechtenstein, que nem é o último classificado, mas ocupa sim o 31.º lugar. O habitual campeão FC Vaduz entra na 1.ª pré-eliminatória da Liga Europa.