13 maio 2016 às 01h42

Cristante ou Paulista. Como ser campeão em menos de 5 minutos

O Benfica já utilizou 30 jogadores no campeonato, o Sporting 31. Muitos deixaram os respetivos clubes em janeiro, outros pouco jogaram. Mas podem sagrar-se campeões

Nuno Fernandes

Benfica ou Sporting? No domingo, por volta das 19.00, será conhecido o novo campeão nacional, e de um e do outro lado há jogadores que vão festejar à distância, porque apesar de terem integrado as respetivas equipas e contribuído com minutos no campeonato, foram entretanto cedidos a outros emblemas. Há também casos em que podem receber a medalha quase sem terem jogado...

No Benfica existem cinco situações, e a mais curiosa é a do jovem italiano Bryan Cristante, que pode ser coroado campeão tendo jogado apenas... quatro minutos, repartidos entre dois jogos (Sp. Braga e V. Guimarães). Saiu em janeiro para o Palermo, de Itália, e no domingo pode festejar na Sicília.

Outros exemplos são Djuricic, o médio sérvio que foi cedido ao Anderlecht e que contabiliza um jogo e 20 minutos. Há também Clésio Baúque, emprestado aos gregos do Panetolikos, mas que chegou a ser utilizado num jogo (64 minutos), e ainda Ola John e Victor Andrade. O holandês participou em dois jogos e somou 106 minutos, antes de rumar ao Reading, de Inglaterra. Já o brasileiro foi cedido ao V. Guimarães e ainda atuou em três jogos com a camisola dos encarnados, com um total de 119 minutos.

Se no Benfica o italiano Cristante pode sagrar-se campeão com um total de quatro minutos, no Sporting há um caso ainda mais curioso, mas neste caso o jogador ainda se mantém no plantel: o brasileiro Bruno Paulista pode ser coroado tendo jogado apenas... um minuto - entrou nos descontos do jogo entre o Sporting e o Estoril, a 31 de outubro de 2015.

Leia mais na edição impressa e no epaper do DN.