Coimbra vibrou com atribuição de Medalha de Mérito a Éder

Autor do golo que deu o título europeu a Portugal foi homenageado no salão nobre dos Paços do Município

Dezenas de pessoas vibraram hoje, em Coimbra, com a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo da cidade a Éder, autor do golo que levou Portugal a conquistar o Europeu de futebol de 2016, em França, frente à seleção anfitriã.

Numa cerimónia que decorreu na tarde de hoje no salão nobre dos Paços do Município, o presidente da Câmara, Manuel Machado, salientou que "Coimbra fica engrandecida e agradecida" com a visita do avançado português, que cresceu numa instituição do concelho e jogou em vários clubes como o Adémia, Tourizense e Académica.

"Uma coisa que lhe admiramos: é que cresceu com pessoas com caraterísticas humanas e sociais muito especiais, muito diversas, contou com amigos, fez mais amigos e não esqueceu os irmãos que, no lar Girassol, consigo cresceram, viveram e que visita", sublinhou o autarca.

Segundo Manuel Machado, a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo a Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido por Éder, pretendeu homenagear o "feito do conimbricense numa equipa que levou Portugal a ganhar o Europeu 2016".

O avançado de 28 anos marcou o golo que deu a Portugal o título de campeão europeu de futebol, na final realizada em Paris, frente à seleção anfitriã, no dia 10 de julho, já no prolongamento, com um remate de fora da área.

"É para mim um orgulho enorme estar aqui e ver esta gente toda, pessoas que foram como pai e mãe e irmãos para mim. É um orgulho enorme fazer parte desta cidade, e receber hoje esta medalha é muito importante para mim", disse Éder aos jornalistas.

O jogador, que atua no Lille, em França, agradeceu ainda aos clubes da cidade e do distrito que representou, salientando que todos eles o "ajudaram a crescer enquanto pessoa e jogador".

"Vou dar o meu melhor e fazer tudo o que puder para elevar o nome desta cidade o mais alto possível e acredito que vou conseguir muitas coisas", sublinhou.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG