Ciclismo: Volta Castela/Leão - Liberty e Barbot apostam em surpreender "trutas"

Lisboa, 21 Mar (Lusa) - As equipas portuguesas Liberty Seguros e Barbot-Siper preparam-se para surpreender os grandes nomes do ciclismo mundial, durante a 27ª Volta a Castela e Leão, entre segunda e sexta-feira (23 a 27 de Março), com eventuais triunfos em etapas.

A corrida de cinco tiradas vai contar com a inédita presença conjunta do norte-americano Lance Armstrong (Astana), regressado à competição após uma "reforma" de três anos, e do seu colega espanhol Alberto Contador, vencedor do "Tour2007", "Giro2008" e "Vuelta2008".

Além dos dois chefes-de-fila do português Sérgio Paulinho, que ficará de fora da corrida espanhola, vão estar presentes o espanhol Carlos Sastre (Cervélo), vencedor do "Tour2008", o seu compatriota Alejandro Valverde (Caisse d'Epargne), vencedor do circuito ProTour2008, o russo Dennis Menchov (Rabobank), que ganhou a "Vuelta" em 2005 e em 2007, e o espanhol Oscar Freire (Rabobank), tricampeão do Mundo (1999, 2001 e 2004), entre várias outras figuras.

"Será, talvez, a melhor prova até agora em termos de pelotão. Os resultados que obtivemos nas provas internacionais que disputámos este ano permitem-nos acalentar ambições, mesmo com todo o respeito pela qualidade dos adversários e não nos vamos inibir de estar na corrida", disse à Agência Lusa o director-desportivo da Liberty Seguros, Américo Silva.

Destacando o momento de forma e a melhor adaptação à alta montanha do espanhol Ruben Plaza, terceiro classificado na Volta ao Algarve e segundo posicionado na Volta a Murcia, o técnico da equipa da Charneca do Milharado assumiu o desejo de vencer uma tirada, até com o "sprinter" Manuel Cardoso, além de "colocar um corredor entre os 10 ou cinco primeiros classificados da geral".

"Nesta altura, o Bruno Pires será o nosso corredor melhor preparado, juntamente com o (espanhol) David Bernabéu e esperamos fazer um brilharete ou outro numa das etapas mais duras. Será muito difícil ganhar uma delas, mas vamos tentar. Partimos com algumas cautelas porque se trata de um pelotão de luxo", disse à Lusa o director-desportivo da Barbot-Siper, Carlos Pereira, cujo orçamento para a temporada equipa de Gaia se cifra em cerca de 350 mil euros, longe do milhão de euros de que dispõe a Liberty Seguros.

- Equipas: ProTour: AG2R (Fra), Astana (Caz), Caisse D'Epargne (Esp), Euskaltel (Esp), Garmin (EUA), Rabobank (Hol) e Fuji-Servetto (Esp). Continental Profissional: Andalucía-Cajasur (Esp) ISD (Ita), Rock Racing (EUA), , Xacobeo-Galicia (Esp), Contentpolis-Ampo (Esp) e Cervélo (Sui). Continental: Barbot-Siper (Por), Burgos-Monumental (Esp), Liberty Seguros (Por) e Orbea (Esp). Percurso: 23 Mar: 1ª etapa, Paredes de Nava - Baltanás, 168,3 km. 24 Mar: 2ª etapa, Palencia - Palencia (CRI), 28,2 km. 25 Mar: 3ª etapa, Sahagún - Estação Inverno San Isidro, 156,9 km. 26 Mar: 4ª etapa, Santa Maria del Páramo - Galende, 145,4 km. 27 Mar: 5ª etapa, Benavente - Valladolid, 152,5 km.

HPG.

Lusa/Fim.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG