17 setembro 2017 às 01h00

Campeão perde lugar no pódio e já vê liderança a cinco pontos

Derrota no Bessa, vitória do Sporting, ultrapassagem do Marítimo, saída de Nuno Gomes e o possível bater de porta de Rui Costa, em alegada divergência com a política desportiva. Tudo temas sensíveis na nação encarnada

Bruno Pires

Parece inegável que o (tetra)campeão Benfica não está bem. Nos oito jogos oficiais realizados sofreu oito golos, vai em duas derrotas consecutivas e perdeu no Bessa para o campeonato, o que não acontecia desde janeiro deste ano, e frente a um Boavista que já não sabia o que era bater o clube da Luz desde 2006.

E, como se isso tudo não bastasse, o Sporting venceu o Tondela e o Marítimo o Desportivo das Aves e daqui saem duas conclusões factuais; o Benfica não só fica a cinco pontos da liderança - neste momento ocupada pelo Sporting, mas com a possibilidade de o FC Porto igualar os leões caso vença esta tarde o Rio Ave - como perdeu o último lugar do pódio para os insulares.

E isto numa altura em que muito se fala sobre mudanças no Benfica. Nuno Gomes já saiu, Rui Costa, segundo a edição de ontem do jornal O Jogo, pode estar prestes a bater com a porta por ter pouco poder decisão e estar em divergência com a política desportiva. Sobre isto importa dizer que o Benfica, através do seu diretor de comunicação, Luís Bernardo, veio a terreiro dizer que o antigo jogador "está de pedra e cal" na Luz, mas de Rui Costa ainda não se ouviu uma palavra - a confirmar ou a negar.

E isto entronca nas opções que Rui Vitória tem à disposição. Saiu Ederson, entrou Bruno Varela que até ontem não tinha comprometido, mas, para mal dos seus pecados, esteve ligado diretamente ao golo do triunfo do Boavista. Saiu Lindelöf e o centro da defesa não foi reforçado. Ontem jogou Ruben Dias devido à lesão de Jardel e à febre de Lisandro López. Para agudizar isto tudo, há a impaciência dos adeptos que deixaram um recado aos jogadores no final do encontro do Bessa - "joguem à bola".