Desporto
16 fevereiro 2022 às 20h05

Campeão Olímpico suspenso por bater num cavalo (com vídeo)

Sir Mark Todd, já pediu desculpa por incidente ocorrido há dois anos, mas só agora conhecido.

DN

A Autoridade Britânica de Corridas de Cavalos (BHA, sigla em inglês) suspendeu provisoriamente um campeão Olímpico, por chicotear um cavalo. Sir Mark Todd foi filmado a bater num cavalo com um ramo de uma árvore e de forma repetida, depois do animal recusar saltar para uma poça de água durante um treino na Escócia há dois anos. O cavalo leva dez chibatadas antes de entrar na água e sair a trote e com pessoas a aplaudir.

YouTubeyoutubehttps://www.youtube.com/watch?v=X5zM6iMIm1E

O neozelandês, vencedor de cinco medalhas Olímpicas (incluindo dois ouros, em Los Angeles 84 e Seul 88), agora com 65 anos e treinador de cavalos não poderá participar de competições enquanto as investigações não terminarem, embora possa continuar a exercer a função de treinador. "Esta suspensão provisória significa que, enquanto as investigações sobre as circunstâncias deste incidente continuarem, Sir Mark não poderá levar cavalos para competir na Grã-Bretanha ou internacionalmente", explicou a BHA.

Sir Mark Todd, que foi condecorado pelas conquistas equestres em 2013, pediu desculpas pelas ações. "Um dos lemas que pratico e apregoo é o respeito mútuo entre cavalo e cavaleiro e que paciência e gentileza são a melhor forma de obter resultados e me permitiu ter uma carreira longa e bem sucedida. Estou muito desapontado comigo mesmo por não ter seguido o meu próprio lema", disse o antigo cavaleiro, pedindo "desculpas de todo o coração" ao cavalo em questão.

Segundo o jornal The Guardian, o neozelandês tirou a licença de treinador em 2019 e só no ano passado selou 13 campeões de cross-country.

O caso pode ainda ser alvo de uma investigação da Real Sociedade da Prevenção da Crueldade sobre Animais e da RSPCA, uma associação de proteção animal, que na semana passada esteve na ribalta por uma queixa contra o jogador francês Kurt Zouma (West Ham), que foi filmado a agredir o próprio gato ao pontapé.

Tópicos: Desporto, hipismo